terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Vaga em Brasília- DF

Apenas repasso...
Assessor Imprensa - Consed (Brasília/DF)
O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação, com sede em Brasília, abre 1 vaga para assessor de imprensa. Carga horária de 8hs (podendo serprorrogado conforme demanda) e salário de R$ 2.500 + benefícios (vt, alimentação e plano de saúde). Preferência àqueles com disponibilidade para viagem e especialização/experiêncianas áreas de educação e políticas públicas.A seleção se dará por etapas, passando pela seleção do curriculum, entrevista, texto escrito até entrevista final com a secretária-executiva da entidade.Enviar cv para mariana@consed.org.br e cópia para consed@consed.org.br. Informações pelo telefone (61) 2195-8650 (SDS - Conic - Ed. Boulevard - 5° andar).OBS: as entrevistas já começaram

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Curso ABERJE

AI- ABERJE

Prezado (a) comunicador (a),
Segue abaixo o e-mail marketing do curso ABERJE "Redação Empresarial Moderna", a ocorrer em 11 de dezembro, das 9h às 18h, em São Paulo.
O curso visa aprimorar a imagem da organização, capacitando os profissionais para escreverem um texto claro e sem erros, agilizando a comunicação empresarial e a percepção de inadequações e correção de textos.
Caso não consiga visualizar o e-mail marketing, por gentileza, acessar: http://www.aberje.com.br/novo/curso_detalhes.asp?id=93
Cordialmente,
Fernanda Peduto
Programas EducacionaisABERJE(11) 3662.3990fernandap@aberje.com.br

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

TABELA FREE LANCER –

SINJORBA – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia
TABELA FREE LANCER –

REPÓRTER
Lauda
100,00
Diária (quando exigir pernoite fora da cidade de origem, fora o trabalho)
340,00
Saída de 3 horas
200,00
Saída de 5 horas
290,00
Hora subseqüente
80,00
Domingos e feriados

Obs.: Finais de semana, feriados e período das 21 às 6 horas – Acréscimo 100%
REPÓRTER-FOTOGRÁFICO
Diária (quando exigir pernoite fora da cidade de origem, fora o trabalho)
700 ,00
Saída de 3 horas
280,00
Saída de 5 horas
420,00
Hora subseqüente
110,00
Obs.: Finais de semana, feriados e período das 21 às 6 horas – Acréscimo 100%Quando o contratante não fornecer equipamento – acréscimo de 40%
DIAGRAMAÇÃO e PAGINAÇÃO/EDITORAÇÃO ELETRÔNICA (por página)
Tamanho ofício
66,00
Tamanho Tablóide
85,00
Tamanho standard
170,00
Revista
120,00
Projeto tablóide / revista
400,00
Projeto standard
600,00
Projeto boletim / A4
160,00
EDIÇÃO (Por página)
Tamanho ofício
100,00
Tamanho tablóide
140,00
Tamanho standard
170,00
Revista
130,00
Cartilha
35,00
REVISÃO (por lauda de 1.400 toques)
Lauda
20,00
VEÍCULO ELETRÔNICO (INTERNET)
Criação de layout para internet
300,00
Criação da home
200,00
Criação de páginas seqüenciais (por página)
150,00
Manutenção de página (por página)
120,00
Redação de conteúdo informativo (por página)
100,00
Obs.: não estão inclusos serviços de animação, programação e sistemas.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Por dia (até 5 horas)
180,00
Por mês (com até 5 horas diárias)
2.000,00
Obs.: De segunda a sábado. Finais de semana, feriados e período das 21 horas às 6 horas – Acréscimo 100%Quando o contratante não fornecer equipamento – acréscimo de 40%
OBSERVAÇÕES:1 – Os serviços sofrerão acréscimo de 100% em caso de material publicitário;2 – Despesas operacionais por conta do cliente (táxi, ligações interurbanas, cópias de fotos, gravações de cd, alimentação, equipamento);3 - Os nomes de REVISOR, DIAGRAMADOR e da PAGINAÇÃO ELETRÔNICA devem constar no expediente de qualquer publicação jornalística, assim como o crédito do REPÓRTER FOTOGRÁFICO, na foto ou no expediente, e do REPÓRTER-CINEMATOGRÁFICO, nas imagens de sua autoria, nas matérias veiculadas e nos créditos da programação.

Obrigatoriedade do diploma em jornalismo entra em pauta em Salvador

Por: Mônica Celestino

Os destinos da profissão e da formação de jornalista estarão em pauta em Salvador, nos próximos dias 28 e 29 de novembro, durante o I Encontro Estadual de Professores de Jornalismo. Além dos docentes, estudantes, profissionais e pesquisadores debatem temas como o perfil e as perspectivas da formação superior na área, a constituição de novos conglomerados empresariais mantenedores de faculdades, o perfil do profissional frente às novas tecnologias e os projetos pedagógicos dos cursos. As discussões devem ocorrer no auditório da Câmara de Vereadores (na Praça Municipal, no Centro). A entrada é franca. As inscrições devem ser feitas no local, no dia do evento. Será emitido certificado para os participantes.

O Encontro é organizado por uma equipe de docentes voluntários, reunidos pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, com a intenção de deflagrar um movimento por qualidade na formação do jornalista na Bahia. Hoje, há 23 cursos de comunicação social com habilitação em jornalismo ou de jornalismo autorizados para funcionamento na capital e no interior, pelo Ministério da Educação (MEC). Entretanto, alguns deles estão em extinção e outros sequer iniciaram as atividades de ensino. Dos 23, apenas quatro são públicos (dois da rede federal e dois da estadual).
Uma das principais motivações para o debate é a celeuma em torno da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão no país. O Fórum e outras entidades ligadas à área defendem a formação acadêmica e cidadã de quem deseja abraçar a carreira, visando a preparação de mão-de-obra especializada para prestar informação de qualidade à sociedade e garantir a democracia. Contudo, parte dos empresários pleiteia a suspensão da obrigatoriedade da graduação para jornalistas.
Ainda este ano, deve ser julgado, pelo Supremo Tribunal Federal, um recurso que pode suspender definitivamente a exigência do diploma para atuação em jornalismo em todo o Brasil. O recurso extraordinário (nº 511961) foi impetrado, em dezembro de 2006, pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo e Ministério Público Federal (MPF), que são contrários à obrigatoriedade.

A questão, entretanto, é motivo de disputa judicial desde outubro de 2001, quando a juíza substituta da 16ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, Carla Rister, concedeu tutela antecipada (uma espécie de liminar) liberando o exercício profissional para qualquer pessoa, em atenção a um pedido do procurador da República André de Carvalho Ramos. A decisão foi anulada após recurso da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), mas, agora, o pleito deve ser analisado na instância final.


Programação
28/11 (sexta-feira)
19h - Abertura Oficial e Mesa-redonda: A Formação Superior em Jornalismo na Bahia: perfil e perspectivas, destinada a docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários do setor.

Profa. dra. Malu Fontes (UFBA)
Jornalista Kardé Mourão (Sinjorba)
Moderação: Profa. msc. Mônica Celestino (FNPJ, FSBA)

29/11 (sábado)
09h - Mesa-redonda 1: Novos conglomerados na educação superior
Pesquisador Paulo Henrique Almeida (Secretaria de Cultura do Estado)
Moderador: Prof. dr. Leandro Colling (UFRB)

14h - Mesa-redonda 2: Jornalista do século XXI: quem é esse profissional?
Prof. dr. Carlos Eduardo Franciscato (SBPJor, UFSE)
Prof. dr. Marcos Palácios (UFBA)
Prof. msc. Ricardo Mendes (A Tarde)
Jornalista Gabriela Lacerda (Reator Assessoria)
Moderador: Profa. dra. Lia Seixas (UFBA)


16h - Mesa-redonda 3: Projetos pedagógicos e metodologias de ensino: iniciativas de sucesso
Prof. dr. Robério Marcelo (UFRB)
Prof. dr. Edson Dalmonte (FSBA)
Prof. msc. André Holanda (FDJ, a confirmar)
Profa. msc. Leila Almeida (FIB)
Prof. Manuel de Andrade (UNEB/Juazeiro, a confirmar)

Profa. msc. Anna Spannenberg (FSBA, a confirmar)
Moderador: Profa. msc. Jan Alyne (UFBA)

Serviço:
Data: 28 e 29 de novembro
Local: Auditório da Câmara de Vereadores (Praça Municipal, no Centro)
Entrada gratuita
Inscrição: No dia e local do evento

Mais informações:
Mônica Celestino
Diretora do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Regional Nordeste II
jornalismomidia@gmail.com
Mônica Celestino

Vagas em São Paulo

Postado no site da ABI - http://www.abi.org.br/especial.asp?idesp=12&id=2469
Empregos em São Paulo26/11/2008
A MB Press contrata repórter com experiência na área de celebridades. Enviar currículo para redacao@mbpress.com.br.
Empresa contrata repórter com experiência nas editorias de Economia e Automóveis. Currículos para umclau@terra.com.br.
Empresa contrata assessor de imprensa experiente. Currículos para keyla@grupofp7.com.br.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Prêmio

Publicado em: http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Eventos/PremioJornalismo2008/gerados/apresentacao.asp

Edição 2008 - Apresentação.

Desenvolvimento Regional
Guaribas, no Piauí, menor IDH do Brasil, possui hoje um salão de beleza. Modesto, mas, ainda assim, símbolo de uma aspiração antes impensável para quem antes se preocupava apenas com a incerta sobrevivência no dia de amanhã.
Saindo de Guaribas para uma grande cidade do Nordeste. Um pedreiro chega em casa com um presente para o filho, comprado no camelô da esquina. Até há pouco, ele estava desempregado. Hoje, é parte do trabalho de construção de um resort no litoral. O camelô que vendeu o brinquedo, com o aumento em suas vendas, pode comprar uma nova geladeira, no crediário hoje disponível e acessível, na grande loja de eletrodomésticos do centro da cidade. O vendedor comissionado da loja compra o primeiro carro, também financiado. O proprietário da concessionária adquire uma das unidades do resort, postas à venda. O resort, em si, é fruto da crença do investidor, nacional ou estrangeiro, no potencial daquela região.
Toda essa atividade gera impostos. O aumento da arrecadação permite ao poder público investir em novos postos de saúde, em escolas, em estradas. Os cidadãos com melhor saúde e educação se tornam mais produtivos, e a maior produtividade lhes permite maior renda. E a soma de tudo isso, maior que as partes tomadas isoladamente, alimenta a crença num futuro melhor. Crença esta que impulsiona novos investimentos. Como o salão de beleza de Guaribas, e o resort do litoral.
O desenvolvimento, mais que crescimento econômico, consiste no bom uso da riqueza humana e material de países ou regiões, favorecendo o bem-estar geral de seus habitantes. A aceleração do processo de desenvolvimento de uma região requer incentivos para inovações e investimentos, assim como o fornecimento de condições para um sistema eficiente de produção e distribuição de bens e serviços à população. Dentre essas condições, destaca-se o crédito, permeando todo o processo e sendo fator fundamental dele.
Com a disponibilização de financiamentos a empreendimentos de todos os portes e setores, do micro ao grande empresário, do capital de giro à instalação de indústrias, o sistema de crédito é o elo entre aqueles que dispõem de poupança ou capital para investir, e aqueles que precisam de dinheiro para tornar realidade suas iniciativas empreendedoras. E, com isso, fazer parte do ciclo do desenvolvimento em uma região.
Desenvolvimento Regional, em todas suas nuances, é o tema do V Prêmio BNB de Jornalismo.

Frilas

Portal Imprensa » Últimas Notícias
Publicado em: 28/10/2008 15:30 no site: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2008/10/28/imprensa23712.shtml
IMPRENSA contrata frilas em 54 cidades brasileiras
Redação Portal IMPRENSA
O departamento de Projetos Especiais da IMPRENSA Editorial está contratando jornalistas freelancers para um trabalho de apuração em 54 cidades brasileiras, em todos os Estados (veja lista abaixo).
Os interessados devem enviar currículo resumido (dez linhas, no máximo, destacando a experiência profissional e a formação universitária) e telefone de contato para o endereço eletrônico vagas.projeto2009@gmail.com. As informações devem estar no corpo do e-mail e a cidade em que está lotado o candidato deve ser informada no assunto.
Lista de cidades
REGIÃO NORTE
ParáAnanindeuaBelémParauapebasSantarém
RoraimaBoa Vista
TocantinsGurupiPalmas
AmapáMacapá
AmazonasManaus
AcreRio Branco
RondôniaPorto VelhoVilhenaJi-Paraná
REGIÃO NORDESTE
AlagoasMaceió
BahiaBarreirasFeira de SantanaItabunaJequiéJuazeiroLauro de FreitasSalvadorVitória da Conquista
CearáFortaleza
MaranhãoImperatrizSão Luís
ParaíbaCampina GrandeJoão PessoaPatos
PernambucoCaruaruOlindaPaulistaRecife
PiauíPicosTeresina
Rio Grande do NorteMossoróNatal
SergipeSão CristóvãoAracaju

Lançamento em alta


Por: Cida Bastos
Esta ninguém deveria ter perdido. A banda Aguarraz preparou um show espetacular de lançamento do seu cd “ o Mundo gira ao seu redor” , no dia 13 de novembro de 2008, em plena quinta-feira, no teatro Acbeu no Corredor da Vitória, com um ingresso de apenas R$ 10,00 ( inteira ), ás 21 horas. A galera foi ao delírio. A direção artística ficou por conta do talento de Fernando Guerreiro e os músicos foram sensacionais concretizando um show tão bom quanto o cd da Banda quem gostaria de repetir a dose deve comprar este CD e se deliciar com a musicalidade emocioante da banda composta por: Rodrigo Fróes ( baixo) Roberta Simões ( Voz e Violão) e René Pedro – Voz e Violão. Simplesmente sensacional.

Saiba mais: http://www.aguarraz.com.br/
CD O Mundo Gira Ao Seu RedorPor: Apenas R$ 12,00
Gravação: Independente
À venda na: Loja Midialouca Rua Fonte do Boi, 10 – Rio Vermelhohttp://www.midialouca.com.br/
AGENDA=

AGUARRAZ PARA ÍNTIMOS

29/11 (sábado), às 22 horasNo Balcão Botequim (Rio Vermelho)Por: R$ 10,00

CONTATOS Para Shows: contato@aguarraz.com.br55 71 8811-9846

sábado, 18 de outubro de 2008

“Busca Implacável” uma trama com grande produção

Por: Cida Bastos

Para quem gosta de comer pipoca no cinema, vendo um bom filme de ação, com um mix de sentimentos e grandes autores capazes de prender sua total atenção na telona. O filme “Busca Implacável” proporciona justamente isso através de seu enredo, que conta o drama de um ex-agente da CIA, interpretado por Liam Neeson (Batman; Begins). Com a sua experiência, o ator mostra uma excelente atuação com o personagem Bryan Mills, que vivencia uma relação conflituosa entre pai e filha, mas que em momentos difíceis expõe a força do laço que os une. Bryan, aposentado, atua como segurança de celebridades e nos tempos disponíveis tenta de toda forma administrar a relação com sua filha Kim, vivida por Maggie Grace (Lost). Mesmo tendo a missão de conquistar o afeto da jovem, ele inicialmente recusa o pedido dela, ir a Paris com uma amiga, porém a chantagem emocional da garota o fez mudar de idéia. O faro de pai quando sua prole está em perigo, junto com sua experiência profissional, sente algo de errado. Ao chegar a Paris, Kim e a amiga são seqüestradas por uma quadrilha. Contudo, antes de ser raptada, a garota liga para o pai e transmite pistas de suma importância. Bryan vai à França em busca das jovens que foram raptadas por albaneses, envolvidos com o tráfico de mulheres. Dispondo das mais sofisticadas estratégias de resgate, ele descobre o lado podre da cidade Parisiense e encontra muitos desafios, mas nada o impedirá de recuperar sua filha e a amiga dela, em uma busca para lá de implacável. Com a direção do Francês Pierre Morel (ex-diretor de fotografia que trabalhou em filmes como "Cão de Briga" e "Carga Explosiva"), e, roteiro e produção de Luc Besson ("O Profissional", "Angel-A") que tem a característica de fazer filmes franceses, similares aos de Hollywood, o resultado desta parceria nesta obra cinematográfica foi positiva. Para Bryan são 96 horas para encontrar a filha, e para você serão 92 minutos de deleite nesta emoção.
Ficha técnica: Busca Implacável
Título Original:
Gênero:
Censura:
Duração:
Taken
Ação
16 anos92 minutos
Locais de Exibição:
Multiplex Iguatemi - Sala 4 ( 291 lugares)
13:00; 15:00; 17:00; 19:00; 21:00; 23:00
Cinemark - Cinemark 5 ( 372 lugares)
13:20; 15:30; 17:45; 20:05; 22:20
UCI Shopping Aeroclube - Sala 7 ( 446 lugares)
15:30; 17:30; 19:30; 21:40; 23:40

Vaga no "A Tarde ".

A Tarde quer repórter e editor (Salvador/BA)
Também saíram no Comunique-se e apenas repasso, sempre seguindo a regra da comunidade. Porém, é preciso lembrar que nem de longe a empresa em questão pode exigir o tempo que exige, uma vez que há a seguinte lei[https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11644.htm], que os jornalistas têm de fazer ser cumprida e não ficarem apatiquinhos e polianas de tudo. Aliás, nosso corpo profissional, que tanto fica cobrando que os outros sigam a lei, fica meio sem moral para qualquer coisa se não exigir que as empresas jornalísticas a cumpram:O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:Art. 1o A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 442-A:“Art. 442-A. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.”Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.LUIZ INÁCIO LULA DA SILVATarso genroJosé Antônio Dias ToffoliCargo: Editor - AssistenteSalário: A CombinarLocalidade: BATítulo: EditorDescrição: Necessária formação em Comunicação Social/Jornalismo, com no mínimo 5 anos de experiência. Para trabalhar liderando equipe de repórteres dedicados a produção e redação de conteúdos.Nº de vagas: 1Empresa: Editora A TARDEContato: Maria Alice Sacramento(mariaalice@grupoatarde.com.br)Cargo: RepórterSalário: A CombinarLocalidade: BATítulo: RepórterDescrição: Necessária formação em Comunicação Social/ Jornalismo, com no mínimo 2 anos de experiência, desejávle conhecimento da língua inglesa, domínio das ferramentas e tecnologias multimídia para produção de conteúdos.Nº de vagas: 1Empresa: Editora A TARDEContato: Maria Alice Sacramento(mariaalice@grupoatarde.com.br)

A comédia da fuleragem

Por: Cida Bastos

Se rir, é o melhor remédio, nada melhor do que assistir a “Fuleragem de Zé Lezin” um verdadeiro espetáculo com curta temporada no Teatro ISBA, do dia 09 até 19 de outubro, sexta e sábado às 19 horas e aos domingos às 20 horas. O segredo do tempero deste comediante hilariante, Nairon Barreto, é a simplicidade. Sem nenhuma marcação teatral, com total descontração, exibindo sua arte com um humor popular, algumas piadas cabeludas, outras com as velhas e queridas temáticas: O mundo da política, relações conjugais, bêbados, loiras, portugueses e outras para lá de comuns. O comediante, com seu bigodinho e seu chapéu de couro, arranca verdadeiras gargalhadas do público. Mesmo com cenário simples e poucos recursos, seu trejeito exagerado e esculachado valoriza todo o espetáculo. Seguindo o básico do humor, afinal, é através da simplicidade do cotidiano da vida que ele desperta a capacidade de rir.
Ficha Técnica
Título:
A Fuleragem
Gênero:
Comédia
Censura:
16 anos
Preços:
R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia) - sexta; R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia) - sábado e domingo
Local:
Teatro ISBA ( Rua: Senta a Pua- Ondina)

http://www.alvodosfamosos.com.br/ler_materias.asp?id=3

Vaga!

Andi tem oportunidade para jornalistaA Agência de Notícias dos Direitos da Infância - Andi - está selecionando profissional para o cargo de jornalista assistente, ligado ao Núcleo de Mobilização em Brasília, DF. A vaga terá caráter temporário de três meses, com possibilidade de efetivação e salário compatível. É desejável ter experiência em temas ligados à infância e juventude, redação e assessoria de Imprensa. Currículos devem ser enviados até 31 de outubro para pauta@andi.org.br, com assunto 'Jornalista Assistente - Núcleo de Mobilização'. De acordo com o Sindicado dos Jornalistas do RS

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Empregos e Concursos

Apenas texto repassado sem nenhuma alteração da autora deste blog
Emprego em Minas Gerais 22/9/2008

Agência ligada às Nações Unidas contrata profissional formado em Jornalismo ou Relações Públicas. É necessário ter experiência em pelo menos uma das seguintes atividades: comunicação integrada, assessoria de imprensa, marketing, planejamento estratégico de comunicação e gestão de imagem institucional. São exigidos inglês fluente e interesse em diplomacia, relações internacionais, desenvolvimento de projetos sociais e responsabilidade social. Currículos e carta de apresentação devem ser encaminhados, até o próximo dia 30, para o e-mail vagacomunic@gmail.com.
Empregos em São Paulo 23/9/2008
· A CR Comunicação procura assessora com experiência e que more na capital paulista. Enviar currículo para crcomunicacao@uol.com.br.
· Editora sediada em São Paulo contrata jornalista para trabalhar na área de eventos. É necessária experiência comprovada na realização de permutas. Currículos para rd@banas.com.br.

Empregos em São Paulo22/9/2008
· A Press à Porter Comunicação e Eventos Ltda. contrata assessor de imprensa para atendimento de cliente na área de finanças. É desejável que o candidato tenha conhecimento do mercado de seguros. Currículos para jane@pressaporter.com.br.
· A Fundação Gol de Letra contrata jornalista ou administrador para ocupar cargo de Coordenador de Comunicação e Desenvolvimento Institucional. É necessário ter inglês fluente e experiência em criação, desenvolvimento e gestão de projetos. Os interessados devem efetuar cadastro no site www.ipoinstituto.com.br, associando-se à vaga de código IO829COORDCOM.
RS (Gravataí, Cachoeirinha, Viamão) - jornalistas
O Grupo CG está selecionando jornalista para os três jornais: Correio de Gravataí, Diário de Cachoeirinha e Diário de Viamão (RS). Horário: teoricamente das 9h às 16hRemuneração:Piso salarial de Jornalista (interior)R$ 1.087,73 Mais VT, Plano de SaúdeEnviar currículos com uma matéria para redacao@correiodegravatai.com.br ou rafael@grupocg.com.br


Consurso Senado - área Comunicação SocialAs vagas são para Analista Legislativo e Técnico Legislativo. Salários entre R$ 12.264,48 e R$ 6.722,68.As Provas Objetiva e Discursiva serão realizadas em: Belém-PA, Belo Horizonte - MG, Brasília-DF, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP.Mais informações conferir no edital:http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/concurso/Edital/Edital042008.pdf
As inscrições para o Curso Abril 2009 estão abertas. Até o dia 25 de setembro de 2008, você pode se candidatar a vagas nas seguintes categorias: texto, design, fotografia, rádio e TV, cinema e multimeios.http://cursoabril.abril.com.br/servico/noticia/materia_300463.shtml

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Respeite-me, sou criança

Produções de entretenimento midiático para o universo infantil, é um desafio para o governo brasileiro.
Por: Cida Bastos

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Existem aproximadamente 60 milhões de crianças e adolescente em todo território brasileiro, o que equivale a um terço da população.
Estou trazendo essa informação a tona, para destacar que esta camada da população precisa de uma atenção especial na mídia. Mas, quando digo especial, não é somente trazer meios de comunicação e entretenimentos direcionados a este público, como também propor um cuidado relevante para aquilo que de fato é apropriado a uma determinada faixa etária, ou o que muitos chamam no Brasil de: Classificação Indicativa.
O surgimento deste controle, do que é considerado apropriado ou não, para as crianças e adolescente, surgiu no Brasil, por meio da constituição de 1988. A implementação e operacionalização de todo controle dos conteúdos audiovisuais a partir de então, é de responsabilidade do Estado.

È viável deixar claro, que o Estado assume este papel, porém ele não pode ficar só nesta missão. Entre os colaboradores que podem auxiliá-lo estão: a família ou responsáveis legais, os próprios veículos de comunicação, Poder Executivo, Poder legislativo, Poder judiciário e Ministério Público, Setor Privado e a própria sociedade civil organizada.

O discurso sobre os direitos das crianças e do adolescente é um ato socialmente responsável. A mídia no Brasil deve contribuir muito para o avanço da agenda social e até mesmo, mobilizar a população para o cuidado com o que se passa na televisão.

Se adequar ao que pode ser veiculado ou não pelas emissoras de TV ou pelas propagandas de acordo com o horário indicado pela Classificação Indicativa. Recentemente o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) pecou, e está sedo cobrado por uma chamada para a novela Pantanal, durante uma programação infantil. Desejo sorte e competência para a emissora para se adequar às novidades necessárias para o séc. XXI. Isso não é um pecado só do SBT não, a situação é muito mais comum do que parece.
Está mais do que na hora de obter mais um artifício para o controle do que as crianças podem e devem assistir. Você já ouviu falar no V- Chip? Bom, se trata de um dispositivo eletrônico que deveria desde 2001, estar acoplado aos aparelhos de televisão fabricados neste mesmo ano, mas sabe o que acontece? Até hoje, os fabricantes fingem não lembrar da sua existência e os usuários não conhecem este elemento que inibe o acesso a conteúdos não desejados. A lei 10.359/01 da introdução desta tecnologia foi aprovada, alterada duas vezes e prorrogada, mas os fabricantes, por sua vez, seguem sem incluir o dispositivo nas TV´s que produzem. A importância do V-CHIP deve ser destacada como mais um elemento que permite que as programações devem estar indexadas de acordo com o conteúdo que a família deseja bloquear ou liberar, porém é de suma importância que os responsáveis legais saibam operar a tecnologia deste dispositivo e compreendam a importância da Classificação Indicativa no desenvolvimento Infantil.
Está na hora da mídia brasileira acordar para a existência e o cumprimento do código de ética e de conduta no que se refere a auto-regulação. É uma questão de responsabilidade social. São poucos os veículo que contam com a presença de um Ombudsman ( jornalista que faz criticas e sugestões construtivas para o próprio jornal em que trabalha). Muitos apenas usam os conselhos de leitores, mas que nem sempre tem um retorno de fato e acaba se tornando apenas um desabafo que ocupou espaço no veículo.
Se preocupar com os Direitos das Crianças e do Adolescente e se aprofundar no assunto é de suma importância para contribuir com o crescimento da agenda – social. Mobilizar os leitores e telespectadores para exigir os seus Direitos Humanos para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão.
A conquista de inserir antes das programações a informação sobre a classificação indicativa é bastante pertinente e importante, mas é um mérito recente e que precisa ser melhorado. O correto seria realizar a informação da mesma forma por todas as emissoras, o que de fato não acontece. Algumas só colocam a informação visual, tantas, visual e auditiva, outras visual, auditiva e com a linguagem do surdo e mudo. Mas a emissora, que vejo que se supera na qualidade deste serviço é a MTV Brasil. Considero que todas as outras deveriam se espelhar nesta pequena emissora no quesito informação da Classificação Indicativa para seu telespectador.
De acordo com Paulo Roberto Ceccarelli no livro Classificação Indicativa: construindo a cidadania na tela da tevê, da rede ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância). A sexualidade infantil está presente desde o nascimento, porém ela tem seu ritmo próprio de conhecimento e a exposição forçada ou prematura pode se tornar um grande problema para um ser humano em constituição e a mídia pode ser uma das grandes responsáveis.
O diálogo com a criança deve de fato ocorrer, mas de acordo com o tempo e a necessidade das crianças em compreender o mundo adulto a sua volta. Tudo deve ser respondido, mas com um cuidado que poucos conseguem.
Outro dia, lendo a revista ISTOÉ, do dia 06 de agosto de 2008. n. 2022. da Editora Três, constava uma reportagem ( “ Até que ponto você pode mentir para seu filho?”) sobre as pequenas mentiras que os pais contam e que as mesmas são responsáveis pela falta de confiança dos filhos naqueles que deveriam ser a sua maior fonte de informação confiável. Digo isso porque sustento a teoria que a mídia ela deve cumprir o papel de aliada na educação.
Desenvolver alguns planos de ações para aperfeiçoar a auto-regulação existente é favorecer para a qualidade midiática de transmitir e informar.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

STF porroga, por mais seis meses, suspensão de artigos da Lei de Imprensa

Esta informação é de autoria do Portal Imprensa http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2008/09/05/imprensa22320.shtml » Últimas Notícias
Publicado em: 05/09/2008 09:45
STF porroga, por mais seis meses, suspensão de artigos da Lei de Imprensa
Redação Portal IMPRENSA
A suspensão de 20 dos 77 artigos da Lei de Imprensa, de 1967, continua valendo por mais seis meses, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que prorrogou a decisão tomada no início do ano pela Corte.
A pedido do PDT, o STF concedeu uma liminar, em fevereiro, anulando a validade deses artigos e anunciou que julgaria o mérito da ação em seis meses. O prazo venceu em agosto e foi prorrogado. "Eu tinha seis meses para trazer o voto de mérito, não consegui, e estou pedindo prorrogação por igual período", justificou o ministro Carlos Ayres Britto, relator da ação, informou a Agência Estado.
Nessa época, foram derrubados artigos que prevêem, por exemplo, a punição de jornalistas, mais severa que a definida no Código Penal, por calúnia, injúria e difamação. Perdeu a validade também o artigo que prevê aumento de um terço das penas, caso haja calúnia e difamação contra os presidentes da República, da Câmara e do Senado, ministros do Supremo, chefes de Estado e diplomatas.

BA – VAGA PARA ESTAGIÁRIO


O Ipraj (órgão que administra o Poder Judiciário na Bahia) solicita estagiário de jornalismo, cursando a partir do 5 º semestre, paratrabalhar na assessoria de comunicação da instituição. A bolsa é 90%de um salário mínimo + vale transporte. Os interessados devem enviar currículo para: smdantas@tj. ba.gov.br e mbacelar@tj. ba.gov.br. O prédio fica no Centro Administrativo da Bahia.

Vagas de Jornalismo

Esta informação é do site http://www.infojobs.com.br/vagas-empregos-ofertas-jornalismo__B675844E73942C63_s.aspx

Descrição da Empresa

Estado : Mato Grosso
Setor da empresa : Jornais, revistas e comunicação
Porte da empresa : Pequeno (até 200 funcionários)
Descrição : TV local e jornal impresso semanal

Outras vagas de emprego desta empresa
Descrição Vaga de Emprego
Se oferece 2 vaga/s para trabalhar em Bahia na área profissional Comunicação , TV , Cinema/RádioJornal escrito semanal Tv conquista - 4 programas diarios
Exigências
Experiência profissional : Entre 1 e 3 anos
Habilitação para dirigir : Sim (B)
Disponibilidade para viajar : Sim
Disponibilidade para mudar de residência : Sim
O que esta Vaga Oferece
Benefícios adicionais : 13º salário Seguro de Vida Início imediato Benefícios CLT
Dias de férias por ano : 30
Salário : 1200 - 1800 R$ Bruto mensal
Tipo de contrato : Efetivo
Jornada : Período Integral

Vagas para professores de jornalismo

Esta informação é de autoria da ABI

Emprego no Brasil 2/9/2008
A Escola de Comunicação do Comunique-se recebe cadastro de professores interessados em ministrar aulas em diversas cidades nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A busca é por profissionais formados na área de Comunicação Social e com experiência no mercado ou com conhecimentos específicos em redação e comunicação corporativa. O cadastro deve ser feito no site http://www.escoladecomunicacao.com.br/souprofessor.

Vaga no Rio de Janeiro


Emprego no Rio de Janeiro 3/9/2008 A Mixed Comunicação e Marketing contrata assessor de imprensa com experiência na área. Enviar currículo para renatamoema@terra.com.br.

Vagas em Sao Paulo

Esta informação é de autoria da ABI: http://www.abi.org.br/especial.asp?idesp=12&id=2170
Empregos em São Paulo 4/9/2008
A 3T Media Solutions oferece duas vagas na área de cultura para repórter, que serão responsáveis pela criação e a elaboração de pautas um na região de Ribeirão Preto, outro na de Campinas. Enviar currículo e pretensão salarial para fernanda@temmais.com.
Assessoria de imprensa oferece uma vaga — para início imediato — a jornalista com experiência comprovada na área de arquitetura, decoração e design, para atendimento de conta. Currículos para anunciovaga@gmail.com.

O Estadão contrata repórter para a editoria de Economia que tenha experiência na área. É exigido registro no Ministério do Trabalho. Currículos para rh.redacao@grupoestado.com.br, com o assunto “Cecon”.
Emprego em São Paulo 3/9/2008

A Fundação Abrinq, com sede na capital paulista, contrata jornalista formado com experiência em informática , edição e redação de textos e produção de conteúdo para site e inglês intermediário. Os interessados devem cadastrar currículo, até o próximo dia 15, no site www.fundabrinq.org.br/oportunidades.

Curso de Extensão na USP discute Mídia e Políticas Públicas Sociais

Esta informação é de autoria do:
Programa de Cooperação para Qualificação de Estudantes de Jornalismo Coordenação de Relações AcadêmicasANDI - Agencia de Notícias dos Direitos da Infância www.andi.org.br

Pelo terceiro semestre consecutivo, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) promove, em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI, o curso de extensão “Jornalismo e Políticas Públicas Sociais”. A disciplina pretende estimular o debate sobre o tratamento que a mídia oferece às políticas sociais em geral e às políticas para a infância e adolescência em particular. Para tanto, serão examinados casos concretos de cobertura da mídia brasileira de modo a aprofundar as discussões sobre a qualidade da informação jornalística sobre o assunto, oferecendo, portanto, subsídios para aprimorar o tratamento editorial dispensado ao tema. Para além da participação de jornalistas e especialistas de diversas áreas – que irão debater os principais aspectos que compõem uma boa cobertura jornalística dessa temática, como questões orçamentárias, direitos humanos, desigualdade e direitos da infância e adolescência –, atividades práticas serão desenvolvidas com o objetivo de promover um maior debate entre os estudantes sobre cada temática abordada. Os encontros irão acontecer sempre às segundas-feiras, de 29/09 e 01/12 de 2008, no Auditório Freitas Nobre da ECA-USP, das 10h às 13h. A inscrição é gratuita e poderá ser realizada entre os dias 08/09 e 19/09 de 2008, das 09:00 às 16:00, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, localizado na avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo. A carga horária total do curso será de 30 horas. O curso faz parte das atividades do Programa InFormação, uma realização da ANDI que conta com o apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. O objetivo do Programa é a qualificação de estudantes de jornalismo na cobertura da agenda social brasileira (http://www.informacao.andi.org.br). Mais informações:Telefone: (11) 3091-4058 (Falar com Paulo) E-mail: politicaspublicas@andi.org.brConfira abaixo programa completo do curso: Jornalismo e Políticas Públicas Sociais(Programa 2º Semestre de 2008) Tema central: A cobertura de políticas públicas sociais: desafios da mídia quando o social está no centro da pautaObjetivos gerais: 1) Estimular entre os participantes uma consciência crítica construtiva a respeito da qualidade do conteúdo da mídia sobre as questões sociais brasileiras; 2) Desenvolver com os estudantes metodologias para uma leitura crítica dos conteúdos apresentados pela mídia; 3) Indicar alternativas qualificadas para operar mudanças na visão do comunicador acerca da agenda social; 4) Influir na construção de uma representação mais democrática na mídia a partir da exploração da multiplicidade de temas e da inclusão de diversos atores da cena social brasileira. Objetivo específico: Produzir análises críticas sobre o tratamento editorial, cultural e ético oferecido pela mídia brasileira às políticas públicas sociais. Ementa: Este curso oferecerá uma reflexão crítica sobre o tratamento que a mídia oferece às políticas sociais em geral e às políticas para a infância e adolescência em particular. Para tanto, serão examinados casos concretos da agenda social na mídia brasileira. Além disso, o curso analisará os paradigmas que orientam as políticas públicas sociais: diversidade, desenvolvimento social e direitos humanos. Procurará ainda compreender como a mídia vem contribuindo para a discussão sobre temas sociais e, quando possível, fará recomendações de aprimoramento. Programa do Curso:Semana 1 (29/09): Apresentação: Jornalismo e políticas públicas sociaisSemana 2 (06/10): Processos de formulação de políticas públicas sociais. Semana 3 (13/10): Orçamento e políticas públicas. Semana 4 (20/10): O processo eleitoral e as políticas públicasSemana 5 (27/10): A cobertura do impacto das políticas públicas sociais pela mídia brasileira.Semana 6 (03/11): Pobreza e desigualdade, o problema brasileiroSemana 7 (10/11): O paradigma dos direitos humanos como orientador da cobertura.Semana 8 (17/11): O paradigma do desenvolvimento humano como orientador da cobertura.Semana 9 (24/11): O paradigma dos Direitos da Criança e do Adolescente: a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do AdolescenteSemana 10 (01/12): Encerramento

sábado, 30 de agosto de 2008

Vaga para editor

BH - Editor - Revista Obras online
Vaga: Editor ExecutivoProcura-se jornalista com boa redação, domínio da língua portuguesa edo pacote Office 2007, para ser editor da Revista Obras online(publicação mensal técnica voltada para o segmento da construção civilde BH e região) e coordenar as demandas de comunicação da empresa.Desejável: experiência em redação de impressos, língua estrangeira enoções de programas de diagramaçãoHorário de trabalho: 8h às 18h Salário: R$ 1.400,00Ajuda de custo: R$ 350,00Início: imediatoCurrículos para: redacao@obrasonline .com.br

Programa de trainee

Esta informação consta no site blog :http://rederp.blogspot.com/
Programa de Estágio SKY
São Paulo/SP - A SKY Brasil é a maior operadora latino-americana de serviços de TV por assinatura digital, com mais de 1.650.000 assinantes e abrangência em todo o território nacional com transmissão via satélite.A SKY possui o programa de formação de jovens “Craque a gente faz em casa” que busca desenvolver talentos nas mais diversas áreas para comportar a sua estratégia empresarial de médio e longo prazo.Em 2008 as oportunidades estão nas áreas de: Atendimento, Capital Humano, Engenharia, Jurídico & RI, Marketing e Supply Chain.Pré-requisitos:
Conclusão da graduação entre Dez/2009 e Jul/10;
Cursos: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Estatística, Engenharias (Elétrica, Eletrônica, Eletrotécnica, da Computação, Naval, Telecomunicações e Produção), Marketing, Sistemas da Informação e Publicidade e Propaganda;
Inglês no mínimo avançado;
Conhecimentos do Pacote Office;
Disponibilidade para estagiar de 5 horas por dia.Locais de Trabalho:
Berrini, Lapa e Alphaville.Benefícios:
Bolsa Auxílio compatível com o mercado;
Assistência Médica – Plano Básico;
VR (Vale refeição);
Seguro de vida;
Vale Transporte;
Assinatura SKY.Etapas do Processo:
Inscrição on-line;
Análise qualitativa e quantitativa das fichas de inscrição;
Teste on-line de Inglês;
Dinâmica de Grupo;
Entrevistas Finais;
Processo admissional e Contratação;
Início imediato.Observações:A SKY oferece possibilidade de efetivação para os seus estagiários ao término do programa, dependendo da performance durante o programa.Em caso de dúvida, entre em contato com a Cia de Talentos pelo telefone: (11) 5112-3294 de Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h ou pelo e-mail: talentos16@ciadetalentos.com.br.Lembre-se caso você possua e-mail que envia as mensagens de remetentes desconhecidos para o lixo eletrônico (Anti-Spam), cadastre o domínio da Cia de Talentos (ciadetalentos.com.br).Inscreva-se aqui. No momento da inscrição, após o preenchimento de todas as fichas, você precisa clicar no botão CONFIRMA. Sua candidatura só estará completamente efetuada a partir do momento que você receber via e-mail a mensagem da Cia de Talentos que cita o êxito da sua inscrição na vaga Programa Estágio SKY 2008.

Emprego em São Paulo

Esta informação consta no blog : http://rederp.blogspot.com/
Assessor de Imprensa
São Paulo/SP – A Singular Comunicação de Resultados está com duas vagas para assessores de imprensa. É necessária experiência em assessoria. Será dada prioridade para profissionais com inglês fluente. Favor enviar CV completo para rh_singular@singularcomunica.com.br

Emprego no Rio de Janeiro

Esta informação consta no Blog;http://rederp.blogspot.com/
Rio de Janeiro/RJ Personale Consultoria seleciona para cliente:
Profissional com superior completo em Comunicação Social, preferencialmente em Jornalismo;
Ter experiência em funções que envolvam produção de textos para releases para imprensa, matéria para jornal da empresa, site, intranet,etc;
Ter conhecimento de processos que envolvam a criação e produção de materiais de divulgação e de ações para realização de palestras e eventos;
Ter conhecimento do Pacote Office e desejável de Corel Draw.Os candidatos interessados e que estiverem no perfil, favor, encaminhar currículo com pretensão salarial para patricia@personale.com.br, indicando no assunto Comunicação.

Emprego em Porto Alegre

Esta informação consta no Blog: http://rederp.blogspot.com/
Jornalista
Porto Alegre/RS - Giornale Comunicação Empresarial seleciona profissional para atuar com comunicação empresarial / Com experiência.

Necessário português impecável e domínio do universo corporativo. Para redação de revistas empresariais e conteúdo de endomarketing.

Para se candidatar, enviar currículo por e-mail roberta@giornale.com.br

Horário eleitoral é uma piada

Por: Cida Bastos

Assistir o horário eleitoral deixou de ser monótono, porém está perdendo o sentido real, que é o de ter certeza em quem votar. É notório que em cada estado no Brasil existam as “figuras” ou os chamados candidatos a vereadores. O Macaco Simão mesmo em seu programa de rádio o cronista adora citar e ridicularizar as personalidades de cada estado na Bahia deve ter um monte que caiu na boca afiada de Simão. Outro dia, ouvir falar que no Rio de Janeiro, Renato Moura do PTC (Partido Trabalhista Cristão), pretende ser reeleito a governador e durante o seu espaço no horário eleitoral ele declara com veemência que “a bancada do partido é forte”entretanto, ele é o único vereador que faz parte desta bendita bancada. E aqui em Salvador Leocrete vai fazer sucesso nas urnas. Quer apostar? Se bem que Ela(e) concorre com Sara dançarina de pagode da primeira versão da Banda Cia do Pagode, com o Rei Momo Gordo e outros.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Direitos autorais: site vilão das editoras

Esta informação consta no site: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=499MON017

DIREITOS AUTORAIS

Site virou inimigo número 1 de editoras
em 21/8/2008
Se não bastassem a queda na venda nas bancas e de anúncios, as revistas enfrentam um novo inimigo, um site chamado Mygazines, que encoraja internautas a copiar e fazer o upload de revistas que estão nas bancas. Assim, leitores podem ter acesso a títulos como People, Men’s Health e The Economist em versão integral e com alta qualidade.
Na semana passada, 16 mil usuários já estavam registrados, em uma clara violação de direitos autorais. "Há revistas inteiras sem comentários, sem críticas; não é um uso justo de conteúdo", disse Jeffrey Cunard, advogado de propriedade intelectual na Debevoise&Plimpton.
Em geral, as revistas oferecem gratuitamente parte de seus artigos ou as matérias na íntegra nos sites, mas tudo o que é divulgado fica sob controle das editores, bem como as receitas dos anúncios online. Mesmo que os que acessem o Mygazines vejam supostamente os anúncios da edição impressa, a editora só é compensada pela tiragem que é vendida de forma autorizada.
Muitas editoras já estão pensando em tomar providências legais contra o site. "Levamos nossa propriedade intelectual a sério e estão pensando em alguma ação apropriada para lidar com isto", afirmou, em nota, a revista The Economist.
A grande pedra no caminho é que o domínio do Mygazines está registrado em Anguilla, ilha do Caribe em território britânico e, portanto, fora da jurisdição americana de violação de direitos autorais. Caso a empresa usasse servidores nos EUA, as editores teriam algum recurso legal. É possível abrir uma ação alegando que o conteúdo está disponível para americanos, mas é impossível forçar os representantes do site a aparecerem para o julgamento. Não se sabe se o Mygazines é rentável - usuários registram-se de graça e não há anúncios. Informações de Jeremy Herron [AP, 15/8/08].

Prêmio

Esta Informação é de autoria da ABI

Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário11/6/2008
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lança o Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário, que visa a premiar as melhores matérias sobre qualquer um dos quatro ramos do MPU, feitas por estudantes e veiculadas em jornais-laboratório mantidos por instituições de ensino superior de todo o País. Podem concorrer matérias veiculadas em jornais-laboratório impressos, online, de rádio ou de televisão. Os trabalhos também podem ser produzidos individualmente ou em grupo, desde que formado por, no máximo, três estudantes. As inscrições vão até o dia 27 de outubro. Outras informações estão disponíveis no site www.esmpu.gov.br/premiojornalismo.

Prêmio Nacional de Direitos Humanos

Esta informação é de autotia da ABI

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos17/7/2008
A partir do dia 4 de agosto — até 6 de outubro —, instituições públicas e privadas de ensino básico e superior e secretarias estaduais e municipais de Educação poderão inscrever trabalhos e concorrer ao Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, dividido em quatro categorias, dotadas de R$ 100 mil em prêmios. O objetivo é identificar, reconhecer e estimular experiências no âmbito da educação que promovam os direitos humanos. Mais informações, assim como ficha de inscrição e regulamento da premiação, estão disponíveis no site www.educacaoemdireitoshumanos.org.br.

Emprego na Via Corporativa- SP

Esta informação é de autoria da ABI

Emprego em São Paulo 21/8/2008
A Via Corporativa Comunicação contrata repórter experiente com disponibilidade para eventuais viagens. A empresa dá preferência a quem tiver inglês fluente. Currículos no corpo da mensagem, com pretensão salarial, para viacorporativa@viacorporativa.com.br.

Concurso de fotografia

Esta informação é de autoria do site da ABI

Concurso de Fotografia Retratos da Coragem
20/8/2008
A Associação Brasileira de Linfoma (Abrale) e a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) estão promovendo o concurso de fotografia Retratos da Coragem, aberto a profissionais e amadores. O objetivo é informar a população, através de imagens, sobre as formas de prevenção de doenças e os cuidados com pacientes. As fotos serão avaliadas por profissionais de Comunicação, como Gilberto Dimenstein, Heródoto Barbeiro, Paulo Fridman, Renato Soares, Chico Audi, Contarto Galligaris, Marcos Lopes, João Kulcsár e David Dalmau. Os interessados devem cadastrar as imagens, até 9 de setembro, no site www.abrale.org.br, ou enviá-las pelo e-mail concursodefotografia@abrale.org.br, ou ainda para a Caixa Postal nº 11058 — CEP 05422-970.

Curso de Comunicação Interna na Bahia

Esta informação é de autoria do site da ABI



Comunicação Interna 20/8/2008
A jornalista Simone Barros Rabello estará ministrando em Salvador, Bahia, um curso de Comunicação Interna no sábado, 30 de agosto, das 9h às 18h, e no domingo, 31, das 9h às 13h. Mais informações no site http://www.comunique-se.com.br/ ou pelo telefone (11) 3897-0860.

sábado, 2 de agosto de 2008

FILME “NOTÍCIAS POPULARES”

A companhia de comédia Os Melhores do Mundo está fazendo tanto sucesso, que cada vez mais, está ficando difícil encontrar o título Notícias Populares. Um DVD de horas garantidas de muito riso no decorrer de suas oito faixas ( 1. Assalto- erros de português; 2.Banda de Rap Repetentes; 3. Sargento Deny, o Militar Brasileiro; 4. Debate Político; Dupla de Policiais – Saraiva!; 6. Hilton Verdum, o Carnavalesco; 7. 10 de Setembro e Por fim o conhecido Joseph Klimber).
Este é o primeiro DVD da Companhia, e, é inédito o fato de uma gravadora investir em uma produção deste nível. Sinal que o talento dos seus protagonistas no canecão rendeu um grande espetáculo. Apresentando um olhar cômico e crítico do nosso cotidiano, tão revelado pela mídia. A Cia mostra o que muitas vezes acontece nos veículos de informação para ganhar pontos de audiência e com muito talento reformula a notícia com um humor critico, provocando muitas gargalhadas.
A produção criada em 2007 possui um videoclipe extra e é fornecida pela gravadora Warner do Brasil. Vale lembrar, que este filme é permitido para um público com idade igual ou superior a 14 anos.
A Cia Os Melhores do Mundo surgiu em 1995, em Brasília, com formação de atores teatrais já conhecidos pelo público brasileiro, na TV e por meio dos vídeos postados na internet. Os grandes responsáveis pelo alto índice de risos são: Welder Rodrigues, Jovane Nunes, Victor Leal, Adriana Nunes, Adriano Siri e Ricardo Pipo.

Se delicie com um pouco do humor desta turma, por meio do http://www.youtube.com/watch?v=KONfHAXogks , mas, veja por completo comprando o DVD ORIGINAL do filme Os Melhores do mundo.

Por: Cida Bastos

Chamadas para Pantanal na programação infantil do SBT são denunciadas

Reportagem do site http://www.eticanatv.org.br/index.php?sec=4&cat=9&pg=4&noticia=626aff9c3aacf1e23287a6e6224d7e8e


Na semana passada, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, enviou a denúncia “Publicidade da novela ‘Pantanal’ no Sistema Brasileiro de Televisão (‘SBT’) em programa infantil” à Subprocuradora Geral da República, Gilda Pereira de Carvalho.No documento, o projeto do Instituto Alana relatou que as inserções de chamadas – espécies de comerciais sobre programas de uma emissora de TV exibidos durante a programação – na grade infantil do canal aberto são inadequadas.“O estímulo para que crianças assistam a um programa impróprio, por conter cenas de sexo e violência, atenta para a integridade física e moral dos pequenos, uma vez que prejudica seu desenvolvimento natural e transpassa valores atípicos ao universo infantil”, apresentou a denúncia.Além disso, o Criança e Consumo avaliou que a ação da emissora de Silvio Santos é uma comunicação mercadológica dirigida ao público infantil que, de acordo com a interpretação sistemática da legislação brasileira, é proibida.O documento, entregue no dia 28 de julho, pede que a Procuradoria Geral da República tome as medidas legais para a suspensão das chamadas para a novela durante a programação infantil.PassadoNo dia 26 de junho, o Projeto Criança e Consumo entregou a carta “Publicidade da novela ‘Pantanal’ no Sistema Brasileiro de Televisão (‘SBT’) em programa infantil” a um representante do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação, do Ministério da Justiça. No documento, o projeto do Instituto Alana denunciou a irregularidade da inserção de chamadas da novela “Pantanal” no programa infantil “Bom Dia e Cia”, do SBT.
FONTE: Site Criança e Consumo
DATA: 07/08/2008

IBGE DISPONIBILIZA 8 VAGAS PARA JORNALISTAS

Foi divulgado no dia 05 de junho de 2008, no Diário Oficial da União a abertura das inscrições o Processo Seletivo Simplificado com a Consulplan, com a finalidade de selecionar candidatos para contratação temporária, por 12 meses ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, com a função de Analista Censitário – Jornalismo. A retribuição por mês corresponde a R$ 4.000,00 ( quatro mil reais).
O candidato selecionado em jornalismo vai ter as seguintes obrigações: redigir para veículos midiáticos, acompanhar as etapas de produção e publicações internas e externas ( pauta, apuração, redação e edição), realizar pesquisas e selecionar assuntos sobre o IBGE e outros.
O valor de inscrição custa R$ 33,00 ( trinta e três reais) e deverá ser efetuado no primeiro dia útil posterior ao último dia de inscrição. O candidato pode efetuar a inscrição pela internet a partir do dia 01 de setembro e encerra-se no dia 25 do mesmo mês. A data da prova objetiva será no dia 09 de Novembro de 2008, com duração de quatro horas. As vagas são 8 para os estados de Minas Gerais ( 1), Pará (1), Pernambuco (1), Paraná ( 1 ) e Rio de Janeiro ( 4 ).Obtenha maiores informações no edital da Consulplan http://www.consulplan.net/upload/concursosarq/consulplan_Edital%20IBGE%20Analista%20Censit%C3%A1ri6541.pdf
O blog Força do Jornalismo deseja boa sorte para quem se interessar.

FOTÓGRAFO BAIANO REPRESENTA BRASIL EM PEQUIM





O talento de Jonne Roriz, (31), durante muito tempo foi prestigiado por baianos. Com um olhar surpreendente ele vem ganhando o seu espaço, atualmente ele registra para o Estado De São Paulo em Pequim.
Jonne nasceu em Salvador, na Bahia, e aos 16 anos descobriu a sua habilidade em uma viagem com a ex-namorada, surgia ali uma paixão: a arte da imagem registrada por um clique. Seu dom foi descoberto, faltava ser aprimorado e foi o que ele fez. Imagine o que deu com o acréscimo da técnica.
A arte dele já rendeu algumas premiações, segundo lugar no concurso POYi – Pictures Of The Year International. É o olhar de um baiano que deixa aflorar sua criatividade e está colhendo as suas flores. O fotógrafo que já trabalhou no Jornal A Tarde em Salvador revela sua preferência por registros de esportes, principalmente Natação. Seu currículo com o fotojornalismo tem uma bagagem de 12 anos. A cobertura fotojornalística esportiva, não vem de agora. Ele carrega em seu passaporte o carimbo de outras olimpíadas e copas do mundo.
Quem convive com Jonne, sabe que seu equipamento faz parte do seu corpo, ou seria seu terceiro olho? Praticamente não larga aquela máquina que tem o peso de sua capacidade profissional. Que diga-se de passagem é de alto gabarito. Conheça de perto a obra dele acessando http://olhares.aeiou.pt/utilizadores/detalhes.php?id=20461

Por: Cida Bastos
Fotos: Jonne Roriz

ABERTAS AS INSCRIÇOES DO CURSO ABRIL 2009


Quem já leu o livro Jornalismo de Revista, de Marília Scalzo, sabe a importância deste curso para o jornalismo no Brasil. O Curso Abril de Jornalismo é um dos mais importantes programas de treinamento editorial para recém-formados do Brasil, pois tem como missão de convocar e aprimorar jovens talentos para atuar na Editora Abril. O curso ocorre na cidade de São Paulo, é gratuito e a vaga é bem concorrida, de 2,5 mil para 50 vagas.

Para se candidatar os requisitos exigidos são jornalistas recém-formados, com graduação entre julho a dezembro. As inscrições iniciam no dia 13 e agosto e vai até 25 de setembro de 2008.Os cadastros podem ser feitos pelo sistema on line com seu currículo e um texto de 4.000 caracteres, com o tema “quem sou eu e por que escolhi o jornalismo como profissão?”

Acesse o site: http://cursoabril.abril.com.br/oqueecurso/oquecurso.shtml

Passo a passo da inscrição:
1) Acesse o sistema por meio do site. 2) Na tela seguinte, clique em cadastrar currículo3) Preencha o cadastro corretamente, indicando a opção Curso Abril de Jornalismo no item Interesse em. Após terminar, clique no botão enviar4) Na tela “Cadastro/atualização de currículo efetuado com sucesso”, clique no botão visualizar currículo5) Na tela seguinte, clique em enviar meu currículo para oportunidade6) Escreva sua redação (candidatos de texto podem escrever até 4000 caracteres; demais candidatos não podem ultrapassar 1400 caracteres)7) As inscrições dos candidatos de texto são completadas no momento do envio da redação. Se você está se inscrevendo em outra categoria, siga as instruções fornecidas pelo sistema para terminar o processo de inscrição8) Caso você não tenha completado todas as etapas de sua candidatura, você pode continuar a completá-la acessando o link histórico de candidaturas, no sistema de inscrição9) Apenas os candidatos das modalidades Rádio/TV, Multimeios e Cinema deverão enviar seus trabalhos pelo correio. Apenas serão aceitos os trabalhos postados até o dia 25 de setembro. O endereço para envio é o seguinte:Curso Abril de JornalismoAvenida Nações Unidas, 7221, 12° andar,Pinheiros,São Paulo, SPCEP 05425-902


Por Cida Bastos

GJOL REALIZA PESQUISA SOBRE JORNALISMO DIGITAL

O Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line faz parte de um programa de pós-graduação da FACOM/ UFBA. Este Centro de Estudos de Cibercultura realiza pesquisas e desenvolve tecnologias de ponta para a área de jornalismo digital desde 1995, conduzidas pó Marcos Palácios e Elias Machado, professores do programa de pós da instituição.
O site do GJOL é uma referencia de pesquisas sobre jornalismo digital, são mais de 30 trabalhos científicos em congressos em âmbito nacional e internacional, desenvolveu três livros, 10 trabalhos de conclusão de curso e 3 de pós graduação e atua também na atualização de profissionais. Precisa de uma força deste grupo acesse o site http://www.facom.ufba.br/jol/

Por: Cida Bastos

Dicas de sites para profissionais de jornalismo

Fóruns e Associações Profissionais

ABERJE divulga finalistas do Norte e Nordeste

Informação extraída do site da ABERJE http://www.aberje.com.br/novo/acoes_noticias_mais.asp?id=175 e o blog http://forcadojornalismo.blogspott/ felicita os vencedores deste prêmio.


Prêmio ABERJE - Finalistas Norte e Nordeste

O Prêmio ABERJE divulgou os finalistas da Região Norte e Nordeste. A lista traz o nome das empresas que continuam na Premiação. A Audiência Pública será realizada no dia 29 de agosto na UNIFACS, situada à Rua Dr. José Peroba, 251, em Salvador - BA. As Inscrições para a Audiência da Região Norte e Nordeste já estão disponíveis no site do Prêmio.

Os finalistas das outras regiões devem ser divulgados até o dia 04 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Premiação (http://www.premioaberje.com.br/).

Confira os finalistas da 1ª etapa!

Curso de comunicação Interna

Informação repassada ou extraída do site http://www.escoladecomunicacao.com.br/news/news.asp?id=192
31/7/2008 15h49
Curso de Comunicação Interna abre inscrições em Salvador

Escola de Comunicação

A Escola de Comunicação do Comunique-se realiza nos dias 30 e 31/08, na capital baiana, o curso de Comunicação Interna. As aulas são ministradas pela jornalista Simone Barros, especialista no setor.Os alunos aprendem sobre a comunicação interna para pequenas, médias e grandes empresas. Temas como intranet, house organ, eventos internos, programas de qualidade, entre outros, serão abordados.Nos últimos meses Salvador também recebeu os cursos de Estratégias de Atendimento em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Online.

Empregos no Estadão

Vagas disponíveis e anunciadas no site: comunique-se. Apenas repassando a informação.

2 vagas na editoria Internacional do Estadão (SP)
Cargo: Editor -
AssistenteSalário: A Combinar
Localidade: 00
Título: Editor Assistente 3 - Internacional
Descrição: Experiência em edição de jornais na editoria de Internacional; Experiência em elaboração de infográficos e desejável exp. em diagramação; Inglês fluente; desejável fluência em outros idiomas; Possuir MTB.** Encaminhar currículo com a sigla Inter Nº de vagas: 1 Empresa: Grupo Estado
Contato: Deise de Paula da Silva Lopes(rh.redacao@grupoestado.com.br)
Cargo: Repórter
Salário: A Combinar
Localidade: SP
Título: Repórter 1 - Internacional
Descrição: Experiência em fechamento; Inglês fluente, desejável fluência em outro idioma; Interesse em atuar na editoria de internacional; Possuir MTB. ** Encaminhar CV com a sigla Fechamento
Nº de vagas: 1
Empresa: Grupo Estado
Contato: Deise de Paula da Silva Lopes(rh.redacao@grupoestado.com.br)

Título: Editor Economia
Cargo: Editor
Salário: A Combinar
Localidade: SP
Descrição: Editor Economia
Possuir MTB; Experiência como repórter e editor de Economia; Desejável especialização na área; Inglês fluente. Currículos para rh.redacao@grupoestado.com.br com a sigla ECONOMIA com pretensão salarial.
Nº de vagas: 1
Empresa: Grupo Estado
Contato: Deise de Paula da Silva Lopes(rh.redacao@grupoestado.com.br)

FSBA REALIZA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

  • A Faculdade Social da Bahia oferece novos cursos de pós-graduação lato sensu inédito na profissão de jornalismo convergência midiática. De acordo com Mônica Celestino, coordenadora do curso, “o objetivo com a pós é subsidiar profissionais de comunicação, em especial do jornalismo, e áreas afins para lidar com questões como hipertextualidade, interatividade, mobilidade, descentralização da produção, jornalismo colaborativo (blog, chat, fóruns etc.) e jornalismo open source, multimidialidade, convergência midiática e uso de base de dados. A idéia é, também, trabalhar como os meios tradicionais reagem à era da convergência midiática”. A instituição pretende dosar aulas teóricas com atividades práticas em laborátorios de multimídia, TV, rádio e fotografi

    .As disciplinas disponíveis são:

  • Convergência midiática aplicada ao jornalismo- início em setembro de 2008 – carga hor ( 24)
  • Novas tecnologias aplicadas ao jornalismo- início outubro 2008- CH ( 24)
  • Elementos do jornalismo on-line – início Novembro 2008 – CH ( 24)
  • Ética e Direito autoral Contemporâneo – Dez 2008- CH (16)
  • Cibernegócios e comunicação- dez 2008- CH (16)
  • Apuração Jornalística em redação virtual – jan. 2009- CH (24)
  • Narrativa jornalística multimidiática – fev. 2009 – CH (24)
  • Fotografia na era multimídia –mar. 2009- CH ( 24)
  • Infográfia na era multimídia- abr. 2009 – CH ( 24)
  • Arquitetura de informação multimídia- mai. 2009 – CH ( 24)
  • Edição Jornalística e convergência Midiática – jun 2009- CH (24)
  • Radiojornalismo e convergência Midiática – jul. 2009 – CH ( 24)
  • Imprensa e convergência midiática- ago. 2009 – CH (24)
  • Telejornalismo na era digital- - set 2009- CH ( 24)
  • Assessoria de comunicação na era Multimídia out. 2009 – CH ( 24)
  • Metodologia de pesquisa- Nov 2009- CH (24)
  • Trabalho de conclusão e Curso ( PEX ou Monografia)- Dez 2009/ mar 2010-CH ( 44)

Carga horária: 368 horas de aulas + 44 horas para TCC
Período de aulas previsto: Aulas quinzenais, no primeiro e terceiro final de semana de cada mês (a exceção dos meses de dezembro e junho, em que ocorrem no primeiro e segundo final de semana em decorrência dos recessos natalino e junino). Sábado, das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, e domingo, das 08h00min às 12h00min.
Local: Sede da Faculdade Social da Bahia (Ondina).
Corpo docente: Mestres, doutores e especialistas, com ampla experiência nas áreas das suas disciplinas.
Público-alvo: Profissionais graduados em jornalismo e de áreas afins, como relações públicas, publicidade e propaganda, rádio e TV, design, marketing e administração, além de professores de cursos de graduação, que necessitem aprofundar conhecimento e/ou atualizar-se em jornalismo na era multimídia utilizando diversos suportes, e demais interessados. Incluem-se neste perfil repórteres, repórteres-fotográficos e cinematográficos, editores, chefes de reportagem, pauteiros, redatores, produtores, revisores, assessores de comunicação organizacional e parlamentar, infografistas, apresentadores, entre outros profissionais. Estudantes em último semestre do curso de graduação podem matricular-se
Investimento: 18 X R$ 350,00. Melhor custo-benefício e descontos para quem paga em dia, grupos de amigos, empresas etc.

Descontos para estudantes e egressos da Social:
- Egresso da Faculdade Social até 25% de desconto.
- Pagamento até o dia do vencimento: 5% (cinco por cento) de desconto na mensalidade paga em dia, podendo ser cumulativo ou não (a depender das cláusulas dos convênios) a qualquer outro desconto (exceto matrícula).
- Pagamento à vista no ato da matrícula, 10 % do valor do curso;
- Funcionários de uma mesma empresa ou alunos da mesma IES, que caracterizarem grupos e que matricularem de 3 a 5 funcionários ou alunos, 5% (cinco por cento) de desconto na mensalidade;
- Funcionários de uma mesma empresa ou alunos da mesma IES, que caracterizarem grupos e que matricularem de 6 a 10 funcionários, 10% (dez por cento) de desconto na mensalidade;
- Funcionários de uma mesma empresa ou alunos da mesma IES, que caracterizarem grupos e que matricularem de 11 a 15 Funcionários, 15% (quinze por cento) de desconto na mensalidade;
- Descontos para cônjuge ou irmãos que cursem pós-graduação: 1º irmão (2º filho) – 10% e a partir do 2º irmão (3º filho) – 20%
- Associados do CRA- 15%
- Funcionários da Marinha do Brasil - de 10% a 15%
- Funcionários da Pref. Municipal de Camaçari - 30%
- Funcionários da Santa Casa de Misericórdia (ATÉ 19 ALUNOS) - 10%
- Funcionários da Santa Casa de Misericórdia (20 OU + ALUNOS) - 30%
- Funcionários da Petrobrás - 15%

Inscrições no site da Faculdade http://www.faculdadesocial.edu.br/ , no link Pós-graduação, com pagamento de taxa de R$ 30,00 (a ser deduzida da primeira mensalidade).
Documentos para matrícula: Fotocópias do RG, título de eleitor, CPF, diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, além de um retrato 3x4.
Informações adicionais: Tel. 71 4009-2825

Por: Cida Bastos

REDE BAHIA PROMOVE PROGRAMA DE ESTÁGIO

Em busca de jovens talentos, a Rede Bahia abre inscrições para estagiários.A duração é de 1 a 2 anos. Os selecionados vão se preparar para atuar em vários segmentos da empresa.
Inscrições no site http://www.ibahia.com/estagiar .
Por: Cida Bastos

VALE ( Vale Do Rio Doce) BUSCA RECÉM-GRADUADOS PARA O GLOBAL TRAINEE

A antiga Vale do Rio Doce seleciona recém formados em Comunicação Social, capaz de se tornar líderes da Vale no mundo. O Global Trainee é um programa criado com o objetivo de atrair e formar esses jovens profissionais no mercado. Os selecionados durante três anos deverá passar por um programa de informação para uma melhor qualificação e adquirir experiências internacionais nesta conceituada empresa.

Pré requisito:

Até três anos de formado: graduação (BSc Hons) entre dezembro de 2005 e dezembro de 2008
Experiência em liderança prévia: atuação como líder em Organizações Não Governamentais, associações estudantis, instituições sociais e de voluntariado, instituições acadêmicas, etc.
Fluência em inglês
Mobilidade global
Orientação para Gestão
As inscrições terminam no dia 21 de agosto de 2008 e o início do programa em janeiro de 2009. Se você preenche todas estas exigências, não deixe de ler todo o regulamento e adquirir informações do Global trainee, através do site: http://www.vale.com/vale/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=245&infoid=2854
Por: Cida Bastos

IETV proporciona Fórum Internacional de TV Digital

O Instituto de Estudos de Televisão realiza por meio do evento uma análise sobre o primeiro ano da implantação da TV digital no Brasil e também promove uma discussão, referente às possibilidades e desafios da interatividade e mobilidade no Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.ietv.org.br/, no valor de R$ 120,00 (estudantes, jornalistas e empresas conveniadas garantem 50% de desconto). O evento inicia-se dia 22 de agosto, no Arte SESC Flamengo ( Rua Marquês da Abrantes,99- Rio de Janeiro). Maiores informações acesse o site ou ligue para ( 21) 25588606 ou mande um email para contato@ietv.org.br

Por: Cida Bastos

Ministério da Justiça oferece vagas para jornalistas

As inscrições do Processo Seletivo Simplificado –PSS , estão abertas para a contratação de profissionais de comunicação por quatro anos. O Salário corresponde a R$ 3.800,00 para trabalhar no Distrito Federal, porém as avaliações serão aplicadas em Brasília e outras cidades, no mês de outubro. Os candidatos irão concorrer a três vagas, sendo que mais três para deficientes físicos.Mais informações http://www.pciconcursos.com.br/concurso/99226

Por: Cida Bastos

Premiados Intercom 2008

Faculdade Social ganha 3 prêmios no Expocom.O Labweb, uma revista e um ensaio fotográfico de estudantes foram premiados em São Luís.
Por Labweb
Os professores, estudantes e funcionários que colaboram com o Labweb estão de parabéns! Este Laboratório Interdisciplinar de Jornalismo foi premiado no Expocom Nordeste, um evento da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, realizado em São Luís, no Maranhão.Também foram premiados a revista infantil "Pimentinha", resultado do TCC das alunas Aparecida Bastos e Marta Santana, sob a orientação da professora Ana Spannenberg, e um ensaio fotográfico da estudante Mércia Emanuely.A estudante Liliane Alves, estagiária do Labweb, foi a representante do portal durante o evento.

matéria extraída do portal Labweb acesse:http://labweb.fsba.edu.br/hipertexto.asp?ID=375

PRÊMIOS

Prêmios
Prêmio Esso de JornalismoInscrições até 1º de setembro de 2008.informações: http://www.premioesso.com.br/site/home/index.aspx
Prêmio Danilo Remor de Jornalismo Inscrições até 15 de novembro de 2008.informações: http://www.florestaviva.net/
Prêmio Embrapa de Reportagem 2008Inscrições prorrogadas até 1º de setembro de 2008.informações: http://www.embrapa.br/
V Prêmio Abecip de JornalismoInscrições até 10 de setembro de 2008.informações: http://www.abecip.org.br/
4º Prêmio Vladimir Herzog de Novos Talentos do Jornalismo Inscrições até 22 de setembro de 2008.informações: http://www.jornalistasp.org.br/
Prêmio ESMPU de Jornalismo UniversitárioInscrições até 27 de outubro de 2008.informações: http://www.esmpu.gov.br/premiojornalismo
Prêmio Associação do Aço de JornalismoInscrições até 30 de setembro de 2008.informações: http://www.aars.com.br/

FONTE: FENAJ / http://www.fenaj.org.br/premios.php

Rádio Cultura (AM 1140) ganha audiência com irreverência da apresentadora


Ligou o rádio sintonizou na AM1140, não mudou a estação, sinal que estava ouvindo a voz forte da jornalista e apresentadora do De bem com a vida, Cristielle França. A programação do quadro é bem variada com direito a mensagem do dia, reportagens diretas com especialistas do tema abordado, culinária, dicas de beleza, notícias e eventos da cidade de Salvador. Quer iniciar o dia bem? Sintonize todos os dias ás 10 horas da manhã na rádio cultura, mas não se esqueça de ficar ligado aos sábados, ás 10 da manhã com a programação da Conexão Cultura em que você participa, obtém informações de utilidade pública, conta com uma seletiva agenda cultural, e ainda pode se surpreender os fatos bizarros do mundo.

Por: Cida Bastos

Rede ANDI promove cursos para jornalistas

A ANDI ( Agência de notícias dos Direitos da Infância) oferece um curso com o tema Jornalismo de Políticas Públicas Sociais-NETCCON.ECO.UFRJ. Segundo a agência são as últimas vagas à disposição. A quarta edição deste curso começa no próximo dia 11 pela escola de comunicação da UFRJ, e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância-ANDI, sob a coordenação do Prof. Evandro Vieira Ouriques, coordenador do NETCCON, e de Guilherme Canela, coordenador de Relações Acadêmicas da ANDI.
De acordo com as instituições responsaveis as inscrições são gratuitas, estão abertas até o próximo dia 15 de agosto. O número de palestras equivalem a 18,todas as segundas das 11h às 13h, no Auditório da CPM-ECO, Campus UFRJ da Praia Vermelha. Nomes de grande relevância no meio jornalístico vai participar deste evento Como:Bia Barbosa (INTERVOZES), Flavia Oliveira (O Globo), Paulo Lima (Viração), Michel Misse (Núcleo de Estudos de Cidadania e Violência Urbana.IFCS.UFRJ), Deodato Rivera (um dos redadores do ante-projeto do Estatuto da Criança e do Adolescente) e muito mais.
Para obter maiores informações pode ligar para o tel 21.9205.1696, ou diretamente com:
-- InFormação - Programa de Cooperação para Qualificação de Estudantes de Jornalismo Coordenação de Relações AcadêmicasANDI - Agencia de Notícias dos Direitos da Infância SDS Ed. Boulevard Center, Bl. A, Sl. 10670391-900 - Brasília - DF - BrasilTel: (+55 61) 2102.6535/2102.6537/2102.6547Fax: (+55 61) 2102.6550http://www.andi.org.br/

Por: Cida Bastos

Concurso em São Paulo para Jornalista

Concurso IPT - São Paulo/SP
CONCURSO: IPT São Paulo/SP - Na próxima semana, iniciam-se as inscrições para o concurso público com vagas para profissionais de jornalismo e marketing para o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.As inscrições vão do dia 4 ao dia 24 de agosto. O edital completo pode ser lido neste site. (pdf)
http://www.institutocidades.com.br/painel/arquivos/1217276031.pdfAnalista de ImprensaVagas: 1 vagaVencimentos: R$ 3.155,80Requisitos: - Superior Completo em Comunicação Social - Jornalismo. Especialização em Jornalismo Científico. - Experiência desejável de 6 (seis) meses em veículos de comunicação da imprensa geral, em editoria de C&T, ou especializada. O vínculo de trabalho pode ter sido prestado tanto como profissional contratado, quanto prestador de serviço autônomo de jornalista (free lance). - Domínio no uso de editor de texto, planilha eletrônica, apresentação, correio eletrônico, ferramentas da web e noções de Photoshop. - Inglês nível intermediário.

Certo dia...

Ainda estava cursando a faculdade de jornalismo na FSBA (Faculdade Social da Bahia), quando a minha ex- professora Simone Freitas,de fotojornalismo solicitou a turma para fazer um ensaio fotográfico sobre algo. Várias idéias iam surgindo entre nós, muitas eram boas e outras tolas, mas que tornaram aquele momento descontraído. Foi então, que sugeri: “Os meninos dos sinais”.
Simone adorou, mas se preocupou com a minha segurança, afinal, eu iria chamar atenção com uma Nikon DS-40 nas mãos, em um lugar que tinha muita gente honesta e outras nem tanto (revoltadas com a situação de exclusão que o Brasil te oferece). Não me intimidei com a preocupação dela que contagiou meu colegas, Malcon Robert e Pedro Duarte, afinal, aquilo tinha que ter um olhar diferenciado, e sábia que era capaz disso.
Reservei a bendita Nikon, que, diga-se de passagem, não me pertencia, assinei um termo de responsabilidade e no outro dia fui para os principais pontos de concentração de meninos e meninas que comercializam nos semáforos da capital baiana.
A primeira parada lógico, foi o Iguatemi. Fui chegando de mansinho, batendo papo, até pedir para autorização dos trabalhadores para tirar fotos do cotidiano deles, deixando claro que só tiraria de quem permitisse, e foi o que fiz. Ganhando moral com a turma percebi que existia uma proteção em relação a minha pessoa, curiosa como sou, não resisti, e, perguntei para o flanelinha quem eram aqueles rapazes que ele tanto olhava debaixo da árvore. Sem exitar ele me respondeu. Aquela é a parte que não vem aqui para trabalhar e sim vadiar, mas que era para não me preocupar, pois eles não mexem com que está com a banda boa.
Muito bem recebida por todos, entre sinal aberto e fotos, a conversa rendeu e não foi só com um não, com quase todos que ali estavam presentes. Mas algumas histórias me chamaram a atenção, pena que eu não guardei comigo os seus nomes, mas o rosto de cada um e o que foi conversado ficou guardado em minha memória.
Na verdade estou divulgando isso hoje, porque sonhei que tinha que escrever esse fato, então acredite, acordei em pleno Domingo, ás 6 horas da manhã para contar para você os sonhos destes trabalhadores autônomos das sinaleiras de Salvador.
O primeiro foi aquele que me protegia. Um rastafári que implorava para limpar os vidros dos carros, com sua garrafa e rodo na mão. Quando o sinal abriu ( verde), ele me revelou que aquilo era a vida dele,era o sustento de sua família e tenta fazer de tudo para comprar uma casinha no seu bairro e sair do aluguel, mas esse sonho tava longe de ser realizado, ele tinha consciência disso. Ops! O semáforo fechou (vermelho). Correu o homem para continuar ganhando as moedinhas.
Depois que o sinal ficou vede de novo, a menina da panfletagem encostou-se a mim e perguntou? “você é jornalista?”. Eu respondi que ainda não, faltava um ano e meio, então ela me revelou que tinha acabado de concluir o segundo grau e que pensou em fazer jornalismo, mas antes pretendia fazer um curso pré-vestibular, na mesma hora sugeri o curso que a ONG (Organização Não Governamental) Oficina de Cidadania oferece gratuitamente, mas para isso ela tinha que aguardar uma nova inscrição do curso. Outro rapaz ouviu a conversa, esse vendia água, mas tratou rápido de querer anotar o nome da ONG para se inscrever. Foi muito legal descobrir que eles querem mudar de vida e da forma mais correta, o conhecimento.
A quantidade de criança se arriscado em meio àquela movimentação de carro era assustadora, mas tinha uma garota tímida que me chamou atenção, pois em suas mãos de menina comercializava um brinquedo do “Papai Noel”, o que para algumas aquilo era diversão, para ela era a sua forma de se manter e ajudar seus pais ( lembrando que de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o trabalho infantil é proibido), mas infelizmente a frase da musica “criança não trabalha, criança dá trabalho”ainda é uma utopia no nosso país, pois nem todos os pais querem ver seus filho labutar e correr riscos. Infelizmente a comida tem que está na mesa para não passar fome.
Falando nisso, outro ponto que fui e me chamou a atenção foi no Bairro do Rio Vermelho, próximo a FTE (Faculdade de Tecnologia Empresarial), na verdade, a máquina já estava guardada na mochila, quando vi um garoto que tava em uma das sinaleiras da região correndo feito um louco. Bom, fiquei na minha até ver um rapaz (estudante da faculdade) correndo atrás do garoto. Não contei conversa, corri junto e ao mesmo tempo tirando o equipamento da mochila para registrar o assalto, mas quando cheguei o estudante já tinha capturado o menor infrator. Era um menino de aproximadamente seus 13 anos e era bem conhecido na redondeza pelos seus delitos cometidos. A PM ( Polícia Militar) chegou rápido e encostou o garoto que eu vi e mais dois que estavam na frente dele naquela maratona e eu ainda não tinha avistado. O que me surpreendeu é que insistentemente eles diziam que não tinham feito nada, mas a corrente de uma mulher estava nas mãos deles quando o estudante os pegou. A mulher chorando afirmava que tinha sido eles sim. De repente o policial reconhece o menor e pergunta: você não é aquele que levou seis tiros outro dia? O colega e também menor infrator é que responde que foi ele mesmo. Todos se chocam. Levados pelo camburão eles sabiam que logo iam sair e os moradores do local tinham certeza que no outro dia eles iriam pegar mais um.
Este é o fim de uma história vivida, em um certo dia da minha vida, que mostrou uma realidade da sociedade brasileira em vários níveis: medo, desemprego, risco,esperança,sonhos, trabalho e criminalidade infantil. Este foi um dia de aula da realidade sócio cultural e econômica da vida brasileira.

Por: Cida Bastos

IVETE E SAULO SÓ PARA BAIXINHOS

Os parceiros do Axé Music, estão fazendo uma linda homenagem para a criançada. Em processo de gravação do primeiro Cd infantil composto e cantado pelo líder da Banda Eva e também com o timbre irreconhecível de ninguém menos que Ivete Sangalo. CD vai contar com a participação da rainha dos baixinhos, Xuxa. O álbum será lançado antes da festa natalina.
Quem podia imaginar que em um passeio de lancha na Bahia de todos os Santos iria render composições para a turma mirim? Bom, o que importa é que a criatividade dos dois aflorou e o sonho da espoleta Ivete e o esperto Saulo, vai se concretizar. No seu blog do dia 17 de Julho a cantora declara “Vocês podem esperar que o lance vai ficar muito especial mesmo. estou até vendo um bocado de pequeno cantando cada musiquinha.realizarei um sonho e Saulo também”.

Por: Cida Bastos