quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Prêmio

Publicado em: http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Eventos/PremioJornalismo2008/gerados/apresentacao.asp

Edição 2008 - Apresentação.

Desenvolvimento Regional
Guaribas, no Piauí, menor IDH do Brasil, possui hoje um salão de beleza. Modesto, mas, ainda assim, símbolo de uma aspiração antes impensável para quem antes se preocupava apenas com a incerta sobrevivência no dia de amanhã.
Saindo de Guaribas para uma grande cidade do Nordeste. Um pedreiro chega em casa com um presente para o filho, comprado no camelô da esquina. Até há pouco, ele estava desempregado. Hoje, é parte do trabalho de construção de um resort no litoral. O camelô que vendeu o brinquedo, com o aumento em suas vendas, pode comprar uma nova geladeira, no crediário hoje disponível e acessível, na grande loja de eletrodomésticos do centro da cidade. O vendedor comissionado da loja compra o primeiro carro, também financiado. O proprietário da concessionária adquire uma das unidades do resort, postas à venda. O resort, em si, é fruto da crença do investidor, nacional ou estrangeiro, no potencial daquela região.
Toda essa atividade gera impostos. O aumento da arrecadação permite ao poder público investir em novos postos de saúde, em escolas, em estradas. Os cidadãos com melhor saúde e educação se tornam mais produtivos, e a maior produtividade lhes permite maior renda. E a soma de tudo isso, maior que as partes tomadas isoladamente, alimenta a crença num futuro melhor. Crença esta que impulsiona novos investimentos. Como o salão de beleza de Guaribas, e o resort do litoral.
O desenvolvimento, mais que crescimento econômico, consiste no bom uso da riqueza humana e material de países ou regiões, favorecendo o bem-estar geral de seus habitantes. A aceleração do processo de desenvolvimento de uma região requer incentivos para inovações e investimentos, assim como o fornecimento de condições para um sistema eficiente de produção e distribuição de bens e serviços à população. Dentre essas condições, destaca-se o crédito, permeando todo o processo e sendo fator fundamental dele.
Com a disponibilização de financiamentos a empreendimentos de todos os portes e setores, do micro ao grande empresário, do capital de giro à instalação de indústrias, o sistema de crédito é o elo entre aqueles que dispõem de poupança ou capital para investir, e aqueles que precisam de dinheiro para tornar realidade suas iniciativas empreendedoras. E, com isso, fazer parte do ciclo do desenvolvimento em uma região.
Desenvolvimento Regional, em todas suas nuances, é o tema do V Prêmio BNB de Jornalismo.

Nenhum comentário: