quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sindicato dos Jornalistas promove o curso “NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À COMUNICAÇÃO”



Por~Cida Bastos

Visando preparar os jornalistas baianos para as novas tecnologias midiáticas, o Sinjorba, Sindicato dos Jornalistas da Bahia, contando com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sebrae, Millenium, Petrobras e o sindicato dos Fazendário da Bahia( Sindsefaz) promoverá entre os dias 25 e 28 de Maio, na Faculdade de Tecnologia e Ciência (Paralela), o curso: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À COMUNICAÇÃO.
De acordo com o Sinjorba o curso está disposto em quatro turmas de 25 alunos, nos turnos matutinos e vespertinos. O responsável por ministrar as aulas é o professor e jornalista Alberto Oliveira.
Sobre a inscrição
As quatro turmas serão preenchidas conforme a chegada das solicitações realizadas pelos seguintes emails: moacyneves@uol.com.br e/ou sinjorba@sinjorba.org.br. O Sinjorba pretende viabilizar apoios para prorrogar o curso para os dias 31 de Maio e Primeiro de Junho.
Na inscrição o candidato ao curso deverá responder o seguinte questionário:
1. NOME
2. ENDEREÇO
3. E-MAIL
4. FONE
5. LOCAL ONDE TRABALHA
6. REGISTRO PROFISSIONAL
7. É SINDICALIZADO?
8. QUAL TURMA DESEJA ENTRAR
- Opção 1 -
- Opção 2 -



PROGRAMAÇÃO

O curso terá duas partes:
a) Como Escrever para a Web
b) Ferramentas para Webjornalismo

Como produzir para a web
a) A pirâmide invertida e o padrão F
b) O uso de espaços ativos e passivos
c) Formatação do texto
d) Estrutura do texto
e) O título na web
f) O uso de imagens
g) A utilização de multimídias (vídeo, áudio, animação)
h) Interatividade
i) Como filmar para a web
j) Como criar e divulgar podcasts

Ferramentas para Webjornalismo
a) Como usar o Audacity para a edição de arquivos de áudio
b) Como usar programas de edição de vídeo
c) Iniciação ao Photoshop
d) Os principais comandos de HTML
e) Criação de enquetes
f) Sistemas gratuitos na web (incluindo clipagem)

Cada participante receberá um CD contendo:
a) O material visto em “Como produzir para a web”
b) Tutoriais dos programas vistos
c) Curso de HTML
d) Cópias de programas utilizados
e) Dez livros
Obs.: Todo o material, incluindo os softwares e livros têm licença para distribuição (Creative Commons).

Sobre as Turmas:

TURMA A - Dias 25 e 26 (manhã)
TURMA B - Dias 25 e 26 (tarde)
TURMA C - Dias 27 e 28 (manhã)
TURMA D - Dias 27 e 28 (tarde)

Fernanda Domingues fala sobre Assessoria de imprensa de games

vídeo da rede Uol

terça-feira, 24 de maio de 2011

A cartilha gramatical do porão escolar


Cida Bastos ( Mas, isso é só uma questão de opinião)


Estou pasma com a situação da educação no Brasil!Nunca imaginei presenciar algo tão repugnante no sistema educacional. O que falar para aqueles que seriam ou serão o futuro do Brasil, ou melhor, não serão absolutamente nada diante de tantas “facilitações” de aprendizados.
Estamos diante de estudantes que são depositados nas instituições escolares como ratos que se quer tem direito a um local auspicioso. “A esperança do país”, cadê? Perdeu-se em meio a facilidades ofertadas pelo governo brasileiro. Ninguém precisa passar pelo “transtorno” da reprovação passa-se a “migué”, professores sem a menor condição de requalificação, identidades dos alunos perdidas nos porões escuros, com as lâmpadas queimadas e carteiras (se tiver) quebradas. Medo! Isso é pouco diante do nível de violência nas escolas.
Como se não bastasse, tive recentemente a certeza que NADA vai ser feito aos frequentadores dos porões escolares espalhados de Norte a Sul do país. Principalmente ao receber a notícia da distribuição do livro didático “Por uma Vida Melhor”, da professora Heloísa Ramos, ao qual o MEC é responsável. Mas isso, seria uma ótima notícia, afinal, 485 mil estudantes, jovens e adultos, terão acesso a um livro de Português que vai lhe oferecer uma vida melhor, mas na verdade o seu conteúdo espantou toda a nação com a aceitação dos erros gramaticais que assassina a língua portuguesa. Uma afronta a um direito básico, a EDUCAÇÃO.
Na minha cabeceira, tenho acesso constante com dois livros “Os erros mais comuns da língua portuguesa” de Alpheu Tersariol e “Redação: Assim é fácil” do professor baiano Jorge Portugal. Os tenho em mãos, pois sabendo que conviver com erros constantes no português é altamente contagioso e perigoso.
Ressalto uma citação do prefácio do livro de Alpheu Tersariol: Maltratar a língua portuguesa depõe contra a imagem de qualquer executivo competente, quer do ponto de vista técnico, quer no exercício de suas atividades. Erros de português depõem, e muito, contra os profissionais mais jovens e menos qualificados, podendo até prejudicá-los na sua carreira em ascensão (...). Língua Portuguesa, é nosso dever conhecê-la e amá-la.
Este é o motivo da minha indignação ao ver o meu ideal de cabeceira ser jogado em um esgoto sujo e desumano.
Portugal em seu ultimo parágrafo alerta ao estudante “Não pode ser esquecido: Escrever é desnudar o mundo e a cada texto novo a originalidade deve emergir, com seu ritmo, seus sons, sua textualidade. Escreva, escreva bem, escreva de forma clara, escreva ao mundo que você existe e que coexiste em você o milagre da comunicação!”
Gente, cadê o milagre? O que eu vejo é o purgatório do “Nós Pega” de um livro cedido pelo Ministério da Educação do meu país, hipocritamente intitulado “Por uma Vida Melhor”.
Recentemente eu conheci uma pessoa que com muito esforço próprio conseguiu se alfabetizar aos 18 anos e nos seus 30 esforça-se demasiadamente para aprender assuntos que minha filha desenvolve com facilidade aos seus 11 aninhos (escola particular). Tanto esforço para ter uma retórica melhor, como o próprio ressalta e acrescenta “Quero ter o poder do conhecimento, pois conhecimento é tudo na vida” É isso que ouço sempre de uma pessoa que foi zeladora, passou a vendedor, estuda para ingressar na faculdade para cursar pedagogia e por uma questão não fez o mínimo no exame do concurso dos Correios, mas ele não desistiu.
Quantos teriam esta gana? Quantos estão renegados nos depósitos escolares? São os frequentadores e portadores da doença “analfabetismo funcional”.
Vivemos em uma era de alta competitividade no mercado de trabalho, em que muitos empregos não são preenchidos pela falta de qualificação e o nível de exigência só aumenta. O que será que vai acontecer para os atuais estudantes da nossa nação?
Será preciso quantas Amanda’s Gurgel para cuspir o podre da educação no país, nas faces dos nossos digníssimos deputados?

É o retorno do ensino Mobral de 1967. Boa sorte para os pais dos pobres ratos do porão escolar brasileiro.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alerta: Satélites apontam aumento no desmate da Amazônia



Por: Cida Bastos

Em ritmo acelerado, o desmatamento na região quintuplicou em apenas dois meses.

De acordo com medições realizadas por satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais ), nos meses de março e abril, houve um acréscimo preocupante de 5 vezes no desmate da Amazônia. Este dado alarmante mostra que em comparação ao mesmo período em 2010 ocorreu uma alta de 473%.
Os satélites do Inpe oferecem dados em tempo real e com mais precisão. O registro mais recente acusa que 593 km² (equivale a terça parte da cidade de São Paulo) de florestas sofreram cortes de motosserras, correntões e tratores, capazes de facilmente devastar uma imensa quantidade de árvores de uma só vez.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, pretende adotar medidas para frear este ritmo de desmate nas florestas “A ordem é reduzir até julho, não queremos taxa anual do desmatamento”, afirma Izabella Teixeira e acrescenta junto com o Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que vão “sufocar” esta ação desordenada dos responsáveis pelo desmatamento.
Solução
Para fazer fronte aos desmatadores o Governo vai disponibilizar cerca de 500 fiscais em campo, apenas no Mato Grosso (estado que obteve índice elevado do avanço da prática de desmate-80% sobre o total). O Estado pretende dar uma atenção maior para os últimos três meses do ano, pois são os que costumam registrar o maior volume de desmate, devido à seca neste período na região.
Conforme relatos de técnicos da área ambiental existe a possibilidade do avanço das motosserras estar relacionado as mudanças ocorridas no Código Florestal pela Câmara.
Ramiro Costa, Superintendente do Ibama no estado de Mato Grosso, informa que não existe uma explicação lógica para esta situação. O Coordenador da Campanha Amazônia do Greenpeace, Márcio Astrine, ressalta que o aumento dos desmates ameaça as metas internacionais firmadas pelo Governo Brasileiro.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Líderes pedem tramitação da PEC 33/09 em regime especial no Senado


Autoria:Fenaj Federação Nacional dos Jornalistas http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=3350

A mesa diretora do Senado recebeu, nesta semana, um requerimento com a assinatura de líderes de partidos para que a PEC 33/09, que restitui a exigência de diploma para o exercício profissional do Jornalismo, tramite na Casa em regime especial. Os coordenadores da campanha em defesa do diploma orientaram os apoiadores do movimento a ampliarem esforços pela aprovação da matéria.

O esforço concentrado realizado no início do mês produziu efeito positivo. O Placar do Diploma confirma, agora, a manifestação de 72 senadores favoráveis à PEC, seis contrários e três ainda com posição indefinida. A expectativa de votação da matéria na Semana da Liberdade de Imprensa, contudo, foi frustrada em função de uma Medida Provisória que trancou a pauta do Senado.

Dirigentes da FENAJ, acompanhados de representantes de Sindicatos que se revezam em rodízio semanal, prosseguem nos contatos com os senadores para acelerar a votação da PEC 33/09. Nesta semana, o esforço conjunto foi realizado pelos diretores da FENAJ José Carlos Torves e Antônio Paulo dos Santos, pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado, e pelos diretores dos Sindicatos dos Jornalistas da Paraíba e de Minas Gerais, Rafael Freire e Fabrício da Silva. Com este trabalho, conseguiu-se concluir, nesta semana, a coleta de assinaturas de líderes partidários ao requerimento para que a matéria tramite em regime especial. O documento foi entregue à Mesa Diretora do Senado.

Nova caravana a Brasília está prevista para a próxima semana. “A expectativa é de que todos os Sindicatos que puderem enviem representantes”, conta a diretora da FENAJ e membro do GT da Coordenação da Campanha, Valci Zuculoto. “Nossa leitura é de que agora colocar a matéria em votação depende muito mais da vontade política da Mesa Diretora e do próprio presidente do Senado”, completa.

Desta vez pretende-se entregar as assinaturas coletadas até o momento à petição eletrônica em favor da PEC (que já soma aproximadamente sete mil apoiadores), bem como o manifesto de entidades apoiadoras da proposta à Mesa Diretora do Senado. Novamente a Coordenação do movimento pede, também, que seus apoiadores encaminhem mensagens de sensibilização aos parlamentares pela aprovação da PEC, que precisa ser votada em dois turnos no plenário do Senado.

Após um século, inventor do rádio vira cidadão paulistano


Direitos do texto: O Estado de S.Paulo

Nataly Costa - O Estado de S.Paulo http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110518/not_imp720667,0.php

Com mais de um século de atraso, o inventor do rádio ganhou título póstumo de cidadão paulistano. É o padre Roberto Landell de Moura (1861-1928), gaúcho que morou em São Paulo, de onde transmitiu as primeiras ondas radiofônicas, em 1884.


Robson Fernandjes/AEHomenagem. Zemo, sobrinho-neto de Landell, na Câmara
O título foi recebido ontem na Câmara Municipal de São Paulo por Zemo José de Almeida, sobrinho-neto de Landell. Autor do projeto, o vereador Eliseu Gabriel (PSDB) afirma que o padre não foi devidamente reconhecido em vida por seus méritos científicos. "De certo modo, ele foi até desrespeitado. Pediu o apoio do governo na época da invenção e acharam que ele era louco."

O Estado noticiou em primeira mão as transmissões de Landell em 1899 e o jornal The New York Herald, dos Estados Unidos, chamou-o de "o inventor do telefone sem fio" em reportagem de 1902. Mas os créditos de "pai do rádio" ficaram com o físico italiano Guglielmo Marconi, que desenvolveu um telégrafo sem fio nessa mesma época.

"Ele tem a fama de ser inventor do rádio, mas não foi. O aparelho do Marconi transmitia sinais de som. O de Landell transmitia voz humana, o rádio de fato", diz o historiador Hamilton Almeida, autor do livro Padre Landell de Moura: Um Herói sem Glória e um dos criadores do Movimento Landell de Moura (MLM).

Almeida conta ainda que o clérigo não só foi precursor do rádio, mas também das telecomunicações como um todo: foi ele o responsável pelos primeiros protótipos do que viria a ser, um dia, a televisão. "A informação oficial é que a TV foi inventada em 1926, mas ele projetou uma televisão antes, em 1904." O site do MLM (www.mlm.landelldemoura.qsl.br) já recolheu 5 mil assinaturas, que vão fazer parte de um manifesto - eles querem o reconhecimento oficial do padre como cientista criador do rádio.