sábado, 27 de março de 2010

Curso na UFRJ inicia sua 7ª Edição: Comunicação e SustentabilidadeJornalismo de Políticas Públicas Sociais (JPPS) -2010

Repassando o que recebi no meu email:

Curso de Extensão com Certificado sobre este tema. Por uma nova década da cultura de paz a cada ação - Comunicação e Sustentabilidade: a Arqueologia dos Conceitos e a Questão da Mente Sustentável 15 encontros para mudar o modelo mental PROF. EVANDRO VIEIRA OURIQUES, D.Sc. “Tenho tido uma experiência de muita intensidade, alegria, emoção; (...) eu espero que recolham esta frágil flor que estou oferecendo e façam, com ela, um jardim.” Marcio Tavares d’Amaral Este curso é dedicado ao Prof. Marcio d’Amaral (Por gentileza leia todo este material de divulgação, o artigo de contextualização e a bibliografia obrigatória do Curso, antes de solicitar a sua inscrição online). No ano em que se encerra a Década Internacional pela Cultura de Paz e Não-violência para as Crianças do Mundo, 2001–2010/ONU-UNESCO, dedicamos nosso Curso JPPS-Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, com maior ênfase ainda, às atitudes que sustentam Políticas Públicas Sociais, Redes e Empreendedorismo de fato Democráticos e, assim, capazes de aprofundar a Cultura de Paz e Não-violência, decisiva, a partir do exercício da responsabilidade sobre o Território Mental, para o desenho sustentável do presente e da herança que deixaremos para as futuras gerações. Fazemos isto em um novo formato do JPPS, centrado na importância de avançar a complexidade da Palavra, a complexidade do Pensamento, este que desenha o que somos, e o que vivemos, que nos faz sermos humanos; ou até mesmo mais do que “humanos”, no sentido de talvez um dia nos chamarmos por um conceito limpo da insustentável cultura patriarcal. Metodologia do cursoProfunda imersão em leituras críticas;Práticas transformativas; eTalk-shows com convidados especiais: Alfredo Sirkis; Eraldo Carneiro (Petrobras e CEBDS); Fernando Gabeira; Flávia Ribeiro (CEBDS); Ladislau Dowbor (NEF.PUC.SP); Marina Silva; Nádia Rebouças (Rebouças & Associados); Ricardo Voltolini (Ideia Socioambiental); Rosa Alegria (NETCCON e NEF.PUC.SP); Sandra Korman (NETCCON e PUC.Rio) e Veet Vivarta (ANDI). (alguns poucos nomes estão ainda em confirmação) Eixos de trabalho1. SUSTENTABILIDADE E DEMOCRACIAAs vantagens do não-dualismo e da transdisciplinaridade A Democracia, os Direitos e os Deveres Humanos, o Direito à Comunicação e o Desafio de Comunicar, a Liberdade de Expressão, a Responsabilidade Socioambiental, os Empreendimentos Sustentáveis, enfim o Estado do Bem Estar Social, são experiências que dependem diretamente de uma nova, complexa e colaborativa maneira de entender estes temas, a Vida e o Mundo.
2. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOEscolher entre duas culturas para chegar às pessoas Como superar a doença de entender a Comunicação de maneira utilitária, pontual e fantasiosa, reduzida à produção de peças, processos e efeitos, quando a urgência é pensar a Comunicação de maneira ampla: de pensá-la na dimensão dela ser a linguagem do biológico e do social. E, assim, dela ser a linguagem da Sustentabilidade e da Democracia; portanto, o fundamento estratégico decisivo da gestão.
3. DISCURSO E AÇÃO SUSTENTÁVEISA questão do domínio dos conceitos e da ação resultante Como somos cultura, somos o que pensamos, afetamos, somos afetados e percebemos. Somos o que falamos, expressões e linguagens; somos nossos estados mentais, nossa Palavra como Corpo-Vivo, nosso Corpo como Palavra-Viva. É preciso portanto dominar o processo de formação da vontade para que a ação, sempre densificação de um estado mental, seja a expressão de uma vontade sustentável. 4. EDUCAÇÃO E MENTE SUSTENTÁVELO ponto cego do TBL e a questão do Quarto Bottom Line A urgência do Quarto Bottom Line, a Gestão da Mente Sustentável, que avança e dá eficácia efetiva aos propósitos do Triple Bottom Line. Clean up your mind-act not your image! (Limpe a sua mente-ação, não a sua imagem!). Uma metodologia político-pedagógica para a mudança do design mental, a única maneira de criar de maneira colaborativa, compartilhar e multiplicar livre-mente aprendizados de fato sustentáveis e democráticos.
InscriçõesOnline, até 31 de março. Encontros todas às segundas,de 05.04 a 12.07. LocalAuditório da Central de Produção Multimídia-CPM, Escola de Comunicação da UFRJ Campus UFRJ da Praia Vermelha - Rio de Janeiro – RJ RealizaçãoNETCCON-Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência.ECO.UFRJ, em convênio com a ANDI-Agência de Notícias dos Direitos da Infância. ParceriasSetor de Extensão da ECO.UFRJ SESC-Rio - Redes Comunitárias Núcleo de Estudos do Futuro-PUC.SP Apostila e material do cursoSessenta reais, pagos no primeiro dia de aula.
Mais informações21.9205-1696 e evouriques@terra.com.br

Nenhum comentário: