segunda-feira, 19 de julho de 2010

Caco Barcellos realizará palestra em Salvador



Por~ Cida Bastos

A Brasilis Produções apresenta no dia 25 de agosto, às 20:00h (abertura do auditório às 19h), na cidade de Salvador, Av. Antônio Carlos Magalhães, 711, Pituba, um dos mais renomados jornalistas da Rede Globo, Caco Barcellos, repórter de televisão e apresentador do Profissão Repórter. Caco é especialista em jornalismo investigativo, em documentários, grandes reportagens sobre injustiça social e violência, Possui uma experiência de mais de 20 anos.
Apresenta também o Globo Repórter, Fantástico e Jornal Nacional, no seu currículo está registrado mais de 20 prêmios por reportagens especiais e documentários produzidos para televisão, entre os quais o Prêmio Vladimir. É autor da obra ganhadora do Prêmio Jabutti de 1993 “Rota 66”.
Se você tem admiração por este jornalista ou pretende obter maiores conhecimentos procure agora os Pontos de venda Ticketmix (Shopping BARRA – Shopping IGUATEMI – Shopping PARALELA) site www.ingressorapido.com.br e Call Center 4003-1212
Assista o convite do próprio Caco Barcelos
“Passando pela cidade”

domingo, 18 de julho de 2010

Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprova PEC dos Jornalistas




Matéria feita pela FENAJ

Criada na Câmara para analisar as propostas de emenda constitucional que resgatam a exigência do diploma, a Comissão Especial aprovou por unanimidade o relatório do deputado Hugo Leal (PSC-RJ) favorável à obrigatoriedade de formação superior específica para o exercício da profissão de jornalista. Agora a matéria precisa ser debatida e aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados. No período eleitoral a Câmara trabalha sob regime especial. Já estão agendados dois esforços concentrados nas primeiras semanas de agosto e setembro.

Como se trata de matéria polêmica, que o Supremo Tribunal Federal equivocadamente considerou inconstitucional, o deputado Hugo Leal, relator da matéria, apresentou um substitutivo que pretende deixar claro que não há conflito algum entre a exigência do diploma e o princípio constitucional da liberdade de expressão e opinião. O substitutivo acrescenta um parágrafo ao artigo 220 da Constituição, que ficou com a seguinte redação:

“Artigo 7º – A exigência de graduação em Jornalismo e de registro do respectivo diploma nos órgãos competentes para o exercício da atividade profissional, em atendimento ao disposto no inciso XIII do artigo 5º, não constitui restrição às liberdades de pensamento e de informação jornalística de que trata este artigo.”

Para evitar novas interpretações semelhantes à do Supremo, Hugo Leal incluiu na PEC uma referência expressa ao inciso XIII do artigo 5° da Constituição Federal. Esse dispositivo determina que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. "Queremos deixar claro que o jornalismo é uma profissão que exige qualificação e isso não impede a liberdade de informação e de imprensa", ressaltou.

“Ganhamos uma batalha importante, mas a guerra ainda não terminou”, disse o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, que acompanhou a sessão da Comissão. Segundo ele, a Federação e os Sindicatos irão fazer gestões junto aos líderes de bancadas para que o substitutivo do deputado Hugo Leal seja incluído na pauta do esforço concentrado da Câmara.

Esforço concentrado também no Senado
O Senado realizará seis dias de esforço concentrado para votação de matérias antes das eleições de 3 de outubro. O primeiro período de votação será entre 3 e 5 de agosto, e o segundo, entre 31 de agosto e 2 de setembro. Antes das sessões, o presidente do Senado, José Sarney, pretende se reunir com os líderes partidários para definir a pauta de votações.

A PEC 33/09, do senador Antônio Carlos Valadares, havia sido colocada entre as matérias prioritárias antes do recesso parlamentar. A FENAJ e a coordenação da campanha em defesa do Diploma já anunciaram que prosseguirão desenvolvendo amplo movimento para assegurar a votação da matéria.